Meta lança nova IA, mas deixa Brasil de fora

A expansão da IA da Meta na América Latina, excluindo o Brasil, devido a preocupações regulatórias sobre dados de usuários
Por: Brado Jornal 24.jul.2024 às 10h09
Meta lança nova IA, mas deixa Brasil de fora
Reprodução

A Meta, gigante tecnológica conhecida por administrar plataformas como Instagram e WhatsApp, anunciou recentemente a ampliação da disponibilidade de sua avançada tecnologia de inteligência artificial para diversos países, incluindo vários da América Latina. No entanto, o Brasil ficou de fora dessa expansão devido a decisões regulatórias.

No coração dessa questão estão as preocupações com a privacidade dos dados. A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) restringiu as atividades da Meta de coletar informações dos usuários brasileiros, alegando que tal prática poderia violar a privacidade dos indivíduos. Isso resultou na exclusão temporária do Brasil no rol de países que agora experimentam as novidades da IA da empresa.

As novas ferramentas de IA da Meta incluem funcionalidades impressionantes, como os comandos “Imagine-me”, que permitem aos usuários criar imagens contextualizadas a partir de suas fotos e comandos textuais. Além disso, a IA agora é capaz de responder perguntas complexas, inclusive de natureza matemática, e de resolver problemas com explicações passo a passo. Essas inovações se estendem até mesmo aos óculos inteligentes Ray-Ban da Meta, incorporando comandos que facilitam tarefas do dia a dia através da IA.

A “ausência” da IA da Meta no território brasileiro é fruto de “incertezas regulatórias”, conforme explica a empresa. A suspensão do uso dessas ferramentas foi uma decisão tomada após intensa deliberação da ANPD, que identificou potenciais riscos à privacidade dos dados dos consumidores. Em resposta, a Meta se comprometeu a trabalhar junto às autoridades brasileiras para garantir que as normativas sejam respeitas e que futuramente o Brasil possa ser contemplado com a tecnologia.

A suspensão das atividades de inteligência artificial da Meta no Brasil coloca o país em uma posição delicada. Enquanto outros países latino-americanos, como Argentina e México, já estão explorando essas tecnologias, o Brasil se vê em meio a negociações e ajustes regulatórios. Este atraso pode impactar a competitividade tecnológica do país a longo prazo.

No entanto, há esperança. O desfecho dessa negociação entre a Meta e as reguladoras brasileiras poderá definir um novo padrão de como tecnologias disruptivas serão gerenciadas em solo nacional. Além disso, a possibilidade de acessar versões de código aberto de modelos de linguagem avançados, como o Llama 3.1, ainda oferece um terreno fértil para pesquisa e inovação no Brasil.

Com o mundo cada vez mais imerso nas inovações da IA, cabe ao Brasil encontrar um meio de harmonizar proteção de dados e avanço tecnológico, garantindo tanto a privacidade de seus cidadãos quanto acesso às novas ferramentas que moldam o futuro da interação humana com a tecnologia.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Mauro Cid deixa "mala do presídio" pronta antes da audiência com Moraes
Delatores chamados a se explicar precisam deixar tudo pronto para o caso de uma rescisão do acordo
Após desistência de Matt Gaetz, Trump nomeia Pam Bondi como Procuradora-Geral dos EUA
Bondi foi uma das suas advogadas durante seu primeiro julgamento político, quando foi acusado de abuso de poder
Ministro Ricardo Lewandowski cassa aposentadoria de delegado da PF por vender informação
Alexandre Dutra é acusado de receber propina de garimpos ilegais
PL Bahia divulga nota sobre indiciamento de Bolsonaro e Valdemar Costa Neto
O presidente do PL Bahia critica o processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros membros do partido
Moraes vai enviar inquérito do golpe para PGR na segunda; denúncia deve ficar para 2025
O ministro não deve retirar o sigilo do relatório final da PF, que indiciou Bolsonaro, Braga Netto e outras 35 pessoas
Senado gasta R$ 7,5 mi em jogo que chama 8/1 de 'ameaça a democracia'
'Desafio Senado 200 anos' é para estudantes de escolas públicas entre 10 e 11 anos
Carregando..