Neoenergia Coelba cadastra cerca de 100 mil famílias na Tarifa Social em 2023 e reforça necessidade da atualização cadastral

Distribuidora alerta para a necessidade de manter o cadastro atualizado e não perder o desconto de até 65% na fatura de energia
Por: Brado Jornal 15.jun.2023 às 17h36
Neoenergia Coelba cadastra cerca de 100 mil famílias na Tarifa Social em 2023 e reforça necessidade da atualização cadastral

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) concede descontos de até 65% no valor da fatura de energia às pessoas inscritas no CadÚnico e que possuem o Número de Identificação Social (NIS). Ciente da importância do benefício para as famílias baianas, a Neoenergia Coelba já cadastrou cerca de 100 mil famílias proativamente no programa em 2023. Os inscritos, porém, precisam manter os dados atualizados para não perderem o benefício.

 

De acordo com o Ministério da Cidadania e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mais de 300 mil baianos podem deixar de receber o benefício nos próximos meses devido à desatualização cadastral. Além disso, a Neoenergia Coelba estima que mais de 1,2 milhão de famílias têm direito à TSEE, porém muitos que possuem o NIS não são titulares da conta de energia elétrica, o que impede o cadastramento de forma automática pela empresa ao cruzar informações com os dados do CadÚnico.

 

Por isso, a distribuidora alerta aos seus consumidores a necessidade de manter os dados atualizados para garantir o desconto na fatura de energia. “É válido salientar que a indicação das famílias que perderão o benefício em caso de não atualização é feita pelo Ministério da Cidadania e Aneel, e não da distribuidora. Nós sabemos da importância da Tarifa Social para as famílias e, por isso, estamos realizando esta convocação”, esclareceu o gerente da Receita da Neoenergia Coelba, Rodrigo Almeida.

 

Para realizar a atualização do cadastro, os consumidores devem se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do seu município. Para verificar a documentação necessária e como proceder, basta clicar aqui.

 

“Todos os clientes que estão ou estarão passíveis de perder o benefício receberão uma mensagem na fatura de energia para que regularizem sua situação. Antes de ir ao CRAS, sugerimos que o consumidor entre em contato com o Ministério da Cidadania, através do número 121, para verificar se realmente precisa ir até o Centro”, destacou Nívia Pessoa, gerente do Departamento de Cadastro e Faturamento da Neoenergia.

 

Como se cadastrar na Tarifa Social

 

Para ter acesso ao desconto da Tarifa Social na conta de energia, que pode chegar a até 65%, e não pagar eventuais cobranças extras da bandeira tarifária, o cliente deve estar inscrito no CadÚnico. As famílias de baixa renda devem obter o NIS diretamente em um Cras do município onde reside.

 

Os usuários cadastrados, com renda mensal por pessoa menor ou igual a meio salário-mínimo nacional, também podem fazer a inscrição da Tarifa Social aqui no site da concessionária. É muito simples, basta informar o número da conta contrato com a Neoenergia Coelba (localizável no canto superior direito da fatura) e o NIS. A distribuidora de energia fará a confirmação no banco de dados do Governo Federal. Após a checagem dos dados, o prazo para inclusão na Tarifa Social é de cinco dias úteis e o cliente passa a ter o benefício na próxima conta. O mesmo procedimento deve ser adotado para os clientes cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC), que possuem o Número do Benefício (NB).

 

Para o beneficiário que não é o titular da conta contrato da Neoenergia Coelba, será necessário a inclusão do CPF e do RG do portador do NIS. Neste caso, a solicitação também poderá ser realizada aqui no site da distribuidora.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
MP e TCU solicitam suspensão do salário militar de Bolsonaro e outros investigados
O subprocurador-geral pediu para suspender qualquer pagamento remuneratório aos outros indiciados que porventura recebam verba dos cofres públicos federais, incluindo do Fundo Partidário
Carregando..