Chuvas em Salvador superam previsão de janeiro em 48 horas

Com acumulado de chuvas acima da média histórica, cidade enfrenta riscos de deslizamentos e desabamentos; previsão é de mais chuvas até terça-feira (14)
Por: Brado Jornal 13.jan.2025 às 09h32
Chuvas em Salvador superam previsão de janeiro em 48 horas
Paulo Pinto/Agência Brasil

Salvador enfrentou um intenso temporal nas últimas 48 horas, com acumulado de chuvas já superior à média histórica esperada para todo o mês de janeiro, conforme informações da Defesa Civil de Salvador (Codesal). Até a tarde deste domingo (12), regiões como Ilha de Bom Jesus dos Passos, Ilha dos Frades e Itapuã registraram, respectivamente, 123,6 mm, 92,8 mm e 89 mm de precipitação, superando a média mensal de 79,9 mm.

O fenômeno é resultado da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que desde sexta-feira (10) tem causado chuvas fortes na capital baiana, na Região Metropolitana (RMS) e em outras áreas do estado. O diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, destacou que a madrugada e as primeiras horas deste domingo foram marcadas por chuvas intensas, especialmente nas regiões norte da cidade e nas ilhas.

Durante o período chuvoso, a Defesa Civil atendeu 80 solicitações de emergência, incluindo 29 ameaças de desabamento e 28 de deslizamento de terra. Somente neste domingo, até as 15h, 12 ocorrências foram registradas, com maior concentração nos bairros de Pau da Lima (4), Subúrbio e Ilhas (3), e Liberdade (3).

A previsão do tempo indica chuvas moderadas a fortes, com raios e trovoadas, até terça-feira (14), com possível diminuição da intensidade na quarta-feira (15), quando o céu deve permanecer nublado a parcialmente nublado.

A Codesal mantém alerta à população, com avisos diários por SMS e WhatsApp. Para receber as orientações, basta enviar o CEP da residência para o número 40199. Em casos de emergência, o número 199 está disponível 24 horas. O órgão reforça a necessidade de evacuação imediata em áreas de risco e alerta que o solo está saturado, o que aumenta o risco de desastres naturais.

Sosthenes Macêdo enfatizou que a população deve redobrar os cuidados e acompanhar as atualizações meteorológicas, buscando ajuda imediatamente em situações de perigo.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Bruno Reis se destaca em Salvador e surge como forte nome para 2026
Gestão eficiente e oposição firme ao PT colocam o prefeito de Salvador em posição de destaque no cenário político baiano
Estudante é morto a tiros após sair para tomar açaí em Salvador
Família acredita em caso de confusão; polícia investiga o crime
Durante Jornada Pedagógica, Bruno Reis afirma que Prefeitura vai ampliar investimentos na educação
O gestor anunciou meta de colocar a capital entre as cinco melhores cidades em educação no Brasil
Bruno Reis apresenta metas para Salvador e celebra avanços: "A cidade merece nossa alma e determinação"
Prefeito destaca conquistas na educação, saúde e assistência social durante reabertura dos trabalhos legislativos
El Salvador propõe receber presos dos Estados Unidos em suas penitenciárias
Oferta inédita do governo de Nayib Bukele visa acolher criminosos perigosos, incluindo membros de gangues internacionais
Centenas de arraias mortas são encontradas em praia de Salvador
Suspeita de pesca ilegal mobiliza Inema e Marinha; COPPA não foi acionada
Carregando..