Natal Luz Salvador encerra com festa e recorde de público no Pelourinho

Evento atraiu 1,5 milhão de visitantes e movimentou economia e cultura local
Por: Brado Jornal 07.jan.2025 às 08h34
Natal Luz Salvador encerra com festa e recorde de público no Pelourinho
Foto: Lucas Moura/ Secom PMS

Desde o dia 9 dezembro do ano passado, luzes espalhadas por todo o Pelourinho deram o brilho ainda mais especial à programação do Natal Luz Salvador. Nesta segunda-feira (6), elas se apagaram às 22h dando fim à festa que reuniu 1,5 milhões de pessoas neste período. O que também marcou o encerramento do evento foram as apresentações culturais que encheram o Terreiro de Jesus. 

Uma delas foi a apresentação do Terno de Reis e Rancho do Boi, com a participação das sambadeiras e do grupo Tambores e Cores. O Dia de Reis inclusive é celebrado nesta segunda. Além disso, o encerramento da programação contou com shows de Manu Dourado e Gerônimo. Ao longo da programação, que começou em dezembro, foram mais 1,5 milhão de visitantes.

A argentina Mara Gonzalez estava pela primeira vez em Salvador. Ela não imaginava que encontraria apresentações culturais e gratuitas pelas ruas do Centro Histórico da cidade no início de uma semana. “Realmente vocês sabem fazer festa. Estou encantada e feliz por conhecer a cultura local”. A turista também aprovou a decoração natalina. “As luzes deixaram os casarões ainda mais coloridos”, observou. 

Sui Ribeiro, uma das responsáveis por fortalecer a cultura do Termo de Reis na cidade e criadora do grupo que se apresentou nesta segunda, destacou a importância da celebração. O grupo que ela criou tem sede na Boca do Rio e reúne cerca de 30 participantes de várias idades e bairros. 

Sui, cujo envolvimento com os ternos já soma 50 anos, explica que essa manifestação cultural celebra a visita dos Reis Magos ao menino Jesus, carregando presentes simbólicos: ouro, incenso e mirra. Além disso, as cores das vestes – branca, negra e amarela – representam as raças existentes no mundo da época. 

“Onde há catolicismo, há terno de reis. Em Salvador, chamamos de terno de reis, enquanto no interior da Bahia é conhecido como reisado, com diferenças musicais, como o uso de bandas de pífaro no lugar de orquestras.” 

Quem também se apresentou no encerramento do Natal Luz Salvador foi a cantora Manu Dourado e Gerônimo. No intervalo de uma das atrações, o público pôde conferir uma queima de fogos sob as cúpulas das igrejas seculares que cercam o Centro Histórico. 


Números 

O Natal de Salvador se consolida como um dos maiores eventos populares do Brasil, atraindo mais de 1,5 milhão de pessoas entre os dias 9 de dezembro e 6 de janeiro. Ângelo Magalhães, diretor de Iluminação de Salvador, destacou o impacto do evento, que envolveu uma megaestrutura e gerou resultados expressivos para a cidade. 

“Foram mais de 500 pessoas envolvidas na produção, que começou no dia 20 de outubro. Instalamos mais de 50 milhões de microlâmpadas no Centro Histórico, repetindo o sucesso do Circuito Natalino do ano passado. Este evento foi essencial para o comércio local, com permissionários e comerciantes encantados pelos resultados”, afirmou Magalhães. 

Além disso, cerca de 300 mil pessoas visitaram a Casa do Papai Noel, um dos grandes atrativos do circuito. O projeto contou com o apoio de grandes marcas como Coca-Cola e Natura. O diretor enfatizou a importância do evento para a economia para a capital baiana. 

“Criamos um novo produto para a cidade e uma nova matriz econômica. O Natal trouxe um comércio pujante, movimentando a economia local e promovendo o Centro Histórico como destino turístico e cultural. Fizemos o maior e melhor Natal popular do Brasil, e o sentimento é de dever cumprido. Em 2025, teremos ainda mais novidades para consolidar este evento que veio para ficar”, concluiu. 

A professora Fabiana Matos da Paixão, de 41 anos, de Juazeiro, no norte do estado, e Terezinha Gonçalves, de 36, natural de Teresina, no Piauí, em sua primeira vez na cidade, relataram suas impressões sobre o evento no Centro Histórico. Fabiana, que há três anos visita Salvador no Natal, destacou a beleza e a organização das festividades. 

“Todos os anos eu venho, e é maravilhoso. Este ano, a decoração está ainda mais bonita, com detalhes como o Presépio e cenários para fotos. Viemos em um grupo de 15 a 20 pessoas, incluindo minha filha, meu esposo e outros familiares, para curtir juntos”, contou. Apesar de não conseguir visitar todos os cenários, Fabiana elogiou as opções oferecidas, como o passeio de charrete, que ela aproveitou com a família. “A experiência foi incrível, com mais possibilidades de registrar momentos especiais”. 

Já Terezinha, que conheceu Salvador pela primeira vez, ficou encantada com a cidade e sua receptividade. “Sempre ouvi dizer que as pessoas aqui são carismáticas e acolhedoras, e isso é verdade. Me senti segura e tranquila o tempo todo”, afirmou. Ela veio a convite de uma amiga para um bate-volta, mas garantiu que, mesmo com pouco tempo, aproveitou bastante a visita. “As decorações natalinas estão incríveis. Tudo muito bem organizado. A cidade está de parabéns”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Passageira agride motorista de aplicativo em Salvador após discussão sobre entrada em condomínio
Caso registrado como injúria será investigado pela Polícia Civil
Governador Jerônimo Rodrigues confirma reajuste na tarifa do Metrô de Salvador
Aumento será discutido em reunião com equipe, mas ainda não há data definida para a implementação da nova tarifa
Carregando..