Salvador recebe encontro nordestino para debater arborização urbana diante das mudanças climáticas

Serão trabalhados temas como gestão de riscos, planejamento e gestão da arborização, análise e prevenção de riscos de quedas de árvores
Por: Brado Jornal 03.mai.2024 às 09h57
Salvador recebe encontro nordestino para debater arborização urbana diante das mudanças climáticas

Cidades verdes e resilientes no enfrentamento das mudanças climáticas será um dos temas do X Encontro Nordestino de Arborização Urbana (ENAU), que será realizado entre os dias 14 e 16 de maio, na Universidade Católica do Salvador. O evento, cuja objeto central é “Nordeste brasileiro: uma riqueza de biomas e um desafio para arborização das cidades”, é coordenado pela engenheira agrônoma da Defesa Civil de Salvador, Lucineide Teixeira. 

De acordo com Lucineide, o encontro buscará divulgar na região Nordeste a importância da arborização das cidades e promover o fortalecimento da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), parceira da Prefeitura de Salvador.

“O planejamento urbano influencia diretamente na segurança das comunidades. Cidades bem planejadas, com áreas verdes monitoradas, podem prevenir situações de risco. A presença de árvores e vegetação ajudam a mitigar os efeitos das mudanças climáticas, como as ondas de calor e as enchentes, que podem representar riscos para a saúde e a segurança das pessoas”, explica a engenheira agrônoma. 

No Encontro, serão trabalhados temas como gestão de riscos, planejamento e gestão da arborização, análise e prevenção de riscos de quedas de árvores, além de cidades verdes e resilientes no enfrentamento das mudanças climáticas. 


Parceria

A Defesa Civil de Salvador e a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (SECIS) a desempenham papéis fundamentais na área de planejamento urbano e gestão de riscos na cidade, com foco na preservação das áreas verdes. Os dois órgãos têm programas e projetos que visam fortalecer a infraestrutura verde da cidade, reduzir vulnerabilidades e promover uma gestão integrada e sustentável do meio ambiente urbano.

Um dessas ações foi a parceria firmada com a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), uma instituição sem fins lucrativos que busca o avanço e a modernização da arboricultura no Brasil. Na Bahia, Lucineide Teixeira foi nomeada coordenadora estadual da Sociedade para a gestão que se iniciou em janeiro deste ano.

"Este encontro é uma oportunidade única para discutirmos estratégias e ações que visam tornar nossas cidades mais resilientes diante das mudanças climáticas. A arborização urbana desempenha um papel fundamental nesse processo, e estamos comprometidos em promover parcerias e iniciativas que contribuam para a construção de um ambiente urbano mais seguro e sustentável para todos os cidadãos", afirma Sosthenes Macêdo, diretor geral da Defesa Civil de Salvador.

As inscrições podem ser feitas no site: https://enau.salvador.ba.gov.br/



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
"Alckmin escapou de envenenamento", diz Lula em jantar com Xi Jinping
O jantar aconteceu no Palacio do Itamaraty e foi fechado à imprensa
Ministro Ricardo Lewandowski cassa aposentadoria de delegado da PF por vender informação
Alexandre Dutra é acusado de receber propina de garimpos ilegais
"Somente para brancos": aluno denuncia racismo em faculdade de SP
A foto foi tirada por um aluno, que não se identificou, e repassada em grupos no WhatsApp
Ximbinha e Joelma são processados por compositor
Elivandro Cuca processa ex-casal por dívidas de direitos autorais e conteúdos de DVD
Após desistência de Matt Gaetz, Trump nomeia Pam Bondi como Procuradora-Geral dos EUA
Bondi foi uma das suas advogadas durante seu primeiro julgamento político, quando foi acusado de abuso de poder
Mauro Cid será ouvido hoje por Moraes e pode voltar a ser preso
Ex-ajudante de ordens de Bolsonaro está sob escrutínio da PF, será ouvido pessoalmente por Alexandre de Moraes nesta quinta-feira (21) e corre risco de ter anulados os benefícios de sua delação premiada
Carregando..