Após um ano de atuação no Centro Histórico, a Guarda Civil Municipal aumentou significativamente o seu atendimento à população, contabilizando um total de 2.385 atendimentos realizados na região, representando um aumento de 321,4% em relação ao mesmo período do ano de 2022, que teve 566. A natureza dos atendimentos vão desde a fiscalização, orientação à população da cidade e ao turista, apoio aos órgãos públicos e patrulhamento preventivo.
As iniciativas visam desestimular e prevenir ações criminosas de qualquer natureza, transmitindo uma sensação de segurança e prestando auxílio à população, garantindo também tranquilidade para os baianos e turistas que visitam a cidade. Os dados coletados pelo Sistema Integrado de Gestão da Guarda Civil Municipal (SIGGCM) e tabulados pelo Núcleo de Estatísticas da GCM, compõem um balanço, que faz um comparativo sobre o período de antes e depois da criação do Distrito Cultural.
Para Maurício Lima, diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência de Salvador, que acompanha de perto a execução dos trabalhos, os dados ilustram o saldo positivo das ações desenvolvidas pela GCMS. “A Guarda Municipal está ativa e presente nos quatro cantos do Centro Histórico, a mudança da minha diretoria para o Centro e os resultados, só demonstram o comprometimento e a dedicação de um trabalho intenso que estamos realizando desde a criação do Distrito. Nós transformamos o coração de Salvador e vamos trabalhar incansavelmente para melhorar ainda mais. Logo, chegarão mais 52 novos guardas que estão em formação, para somar e fortalecer o efetivo que já atua no Pelourinho, afirma.
*Reforço* – Desde a implantação do Distrito Cultural do Centro Histórico, no antigo Instituto ACM, no Terreiro de Jesus, a diretoria da Guarda Civil passou a funcionar no mesmo espaço. Entre as ações de reforço da GCM, foram instituídos 100 novos agentes com atuação exclusiva no Centro Histórico, além da instalação de mais de 100 câmeras de videomonitoramento na região.
A localidade passou a contar também com o reforço de agentes lotados em todas as unidades, uma média diária de 60 agentes fixos no local, auxílio de oito viaturas, quatro motos, além de patrulhamento a pé e reforço em equipamentos públicos de acesso entre as cidades altas e baixa. A Diretoria de Segurança também segue negociando a implantação de uma base fixa da Guarda Civil Municipal, exclusiva para o Centro Histórico.
*Patrulhamento* – As ações no Centro Histórico contam ainda com o trabalho do Grupamento de Apoio ao Turista (GAT), que tem unidade física na Rua Gregório de Matos, em frente a Associação cultural Filhos de Gandhi. Os agentes do GAT executam patrulhamento preventivo e ostensivo na região, através de viaturas motorizadas ou a pé, com profissionais capacitados no âmbito do atendimento turístico local e estrangeiro.
Atualmente, cerca de 80 guardas, divididos em turnos, percorrem as localidades do Comércio, Santo Antônio Além do Carmo, Elevador Lacerda, Praça Cairu, Mercado Modelo, Praça da Sé e Terreiro de Jesus e imediações.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...