Codecon lista avanços na defesa dos direitos do consumidor

A ação também visa a conscientização do consumidor para exigir o cumprimento desses direitos
Por: Brado Jornal 15.mar.2024 às 17h53
Codecon lista avanços na defesa dos direitos do consumidor
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

O Brasil celebra, nesta sexta-feira (15), o Dia do Consumidor, data estabelecida para lembrar os direitos do cidadão, reforçando a importância de protegê-lo juridicamente. A ação também visa a conscientização do consumidor para exigir o cumprimento desses direitos, sempre que se sentir prejudicado na compra de um produto ou na contratação de um serviço, bem como as empresas para respeitar esses direitos.

Em Salvador, o órgão responsável pela defesa e orientação do cidadão com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC) é a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon). O órgão possui 35 anos de atuação, tendo iniciado as atividades mesmo antes da existência do CDC, exercendo a função de mediador de conflitos entre consumidores e fornecedores e aplicação de padrões de conduta, prazos e penalidades contra práticas abusivas do mercado, como publicidade enganosa, cobranças indevidas e produtos ou serviços defeituosos.

"Nosso objetivo principal é educar e conscientizar tanto consumidores quanto fornecedores, visando estabelecer relações de consumo cada vez mais justas e equilibradas. Além das atividades educativas e de fiscalização, nossa atuação inclui a prevenção do superendividamento e a realização de cálculos revisionais de juros, com o intuito de auxiliar os cidadãos que possam estar endividados, devido a práticas abusivas. Atuamos em diversas frentes para cumprir nossa missão de proteger os consumidores de Salvador”, explica o diretor-geral da Codecon, Zilton Netto.


Campanhas educativas 

O órgão frequentemente realiza campanhas educativas para conscientização da população sobre os próprios direitos, como o Balcão do Consumidor e o Codecon e Você. O Balcão do Consumidor é um ponto de atendimento temporário, instalado em locais de grande circulação, e sempre próximo de datas significativas, para que os consumidores resolvam demandas de modo mais rápido. Já a campanha Codecon e Você oferece gratuitamente materiais informativos acessíveis, palestras e workshops em eventos comunitários que promovem a interação e a participação dos cidadãos na defesa dos direitos do consumidor.

Normalmente, para acessar os serviços da Codecon, o interessado deve se dirigir à Central Municipal de Atendimento ao Consumidor, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Chile, 3, Centro. Para mais orientações, o cidadão pode ligar para (71) 3202-6270, usar o aplicativo Codecon Mobile ou acessar a página do órgão no site www.codecon.salvador.ba.gov.br, no Instagram (@codecon_salvador) e Facebook (CodeconSalvador).


História

A escolha da data foi inspirada em um discurso proferido em 15 de março de 1962, pelo ex-presidente estadunidense John F. Kennedy. Em seu pronunciamento, Kennedy listou os quatro direitos do consumidor: o direito de ser ouvido, à segurança, à informação e à escolha. No Brasil, o Dia do Consumidor também celebra a Lei 8.078, que instituiu o CDC e entrou em vigor em 11 de março de 1991.

Juntamente com o Código de Defesa do Consumidor, foi criado o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, composto por diversos órgãos administrativos, tais como o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Ministério Público e a Defensoria Pública. Atualmente, o Dia do Consumidor é um período estratégico para os varejistas impulsionarem as vendas com ofertas e descontos. No entanto, é importante lembrar ao cidadão da importância de exercer seus direitos e contribuir para um mercado mais justo e responsável.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ximbinha e Joelma são processados por compositor
Elivandro Cuca processa ex-casal por dívidas de direitos autorais e conteúdos de DVD
PT pede arquivamento do projeto que anistia condenados do 8 de janeiro
O requerimento argumenta que manter a tramitação do projeto é inoportuno e inconveniente para o processo democrático e a paz nacional
Operação Contragolpe: veja quem é quem na lista dos indiciados pela PF
As pessoas foram indiciadas pela PF pelos crimes de abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de Estado e organização criminosa
Operação busca celulares de PMs afastados após execução de delator do PCC
Corregedoria cumpre mandados em endereços ligados aos policiais que eram seguranças de Vinicius Gritzbach
Após desistência de Matt Gaetz, Trump nomeia Pam Bondi como Procuradora-Geral dos EUA
Bondi foi uma das suas advogadas durante seu primeiro julgamento político, quando foi acusado de abuso de poder
Carregando..