A Prefeitura de Salvador publicou, no Diário Oficial do Município (DOM) da última segunda-feira (22), o edital para a construção do Centro de Comando de Operações (CCO) da capital baiana. O equipamento, iniciativa da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), integra o Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI) e vai possibilitar que a cidade tenha os meios necessários para a implantação da Smart City, uma gestão compartilhada entre todos os órgãos e instituições da administração municipal.
O CCO será construído no bairro do Lobato, no Subúrbio Ferroviário, e vai integrar diversas tecnologias e dados administrados pela Prefeitura, assim como recursos e plataformas que atuarão no gerenciamento de redes, sistemas, informações e serviços para a governança da cidade inteligente nas próximas décadas. “O Centro de Comando de Operações de Salvador vai integrar todos os sistemas dos órgãos da administração municipal, a exemplo da Defesa Civil (Codesal), Guarda Civil Municipal (GCM), Ordem Pública (Semop), Trânsito (Transalvador), Iluminação Pública (Dsip), Mobilidade (Semob), dentre outros”, revela o titular da Semit, Samuel Araújo.
Ainda segundo o gestor, com a construção do CCO, Salvador passará a um outro patamar no que diz respeito à inovação e tecnologia. “O Centro de Comando de Operações faz parte das diretrizes gestão municipal de fomentar o uso da tecnologia como solução para as demandas das cidades”, diz o secretário.
“Com este novo equipamento, iremos promover uma gestão baseada em dados, que serão coletados pela Infovia, processados na Nuvem Urbana e através do Big Data da Cidade serão transformados em informações para serem utilizadas nas tomadas de decisões da administração municipal”, completa Araújo.
Qualidade de vida
O CCO vai favorecer ainda os Objetivos da Cidade Inteligente (OCI), previstos no PDTCI. Por meio do novo equipamento, estes objetivos serão atingidos de forma mais rápida e eficaz, além de potencializar a qualidade dos projetos e ações relacionados ao OCI, possibilitando à população soteropolitana uma melhor qualidade de vida.
O titular da Semit lembra ainda que, nos últimos anos, a Prefeitura tem feito grandes investimentos na área de tecnologia. “Como, por exemplo, a implantação da Infovia e da Nuvem Urbana, a disponibilização de um portal único de serviços municipais, o Salvador Digital, a distribuição de tablets e chromebooks aos alunos da rede municipal de ensino, além de equipar os 62 laboratórios de informáticas das escolas de Salvador com novos computadores”, finaliza.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...