Os ônibus voltaram a circular no bairro de Valéria, em Salvador, na manhã desta quarta-feira (15). Os transportes tinham sido suspensos no bairro na terça (14), depois que as polícias civil e militar desmontaram três acampamentos de uma facção criminosa. O policiamento segue reforçado na localidade.
Os desmontes aconteceram no mesmo bairro onde o policial federal Lucas Caribé foi morto em setembro deste ano, durante uma operação policial. Na ocasião, outras quatro pessoas, que a polícia classificou como suspeitas, foram mortas.
Na terça-feira, os desmontes dos acampamentos ocorreu em uma área de matagal que fica ao redor do bairro. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), os abrigos eram utilizados em fugas ou durante ataques contra traficantes rivais por disputa de ponto de venda de entorpecentes.
Colchões, roupas, marmitas, calçados, entre outros itens foram encontrados nos locais e destruídos em seguida.
Após os desmontes, os transportes foram suspensos devido a insegurança. Além disso, as aulas no Colégio Estadual Noêmia Rêgo foram suspensas. No entanto, a informação não foi oficializada pela secretaria estadual de Educação.
Já a Secretaria Municipal da Educação (Smed) anunciou a suspensão do turno vespertino da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida e Cmei João Paulo I. Com isso, 319 alunos ficaram sem aula na tarde desta terça-feira.
As atividades não foram retomadas nesta quarta devido ao feriado de Proclamação da República.
Insegurança em Valéria
Valéria fica em um ponto considerado estratégico para o tráfico de drogas e é palco de constantes confrontos entre facções criminosas de atuação local e nacional.
O bairro fica em uma região que margeia duas rodovias, a BR-324 e a BA-528, conhecida como Estrada do Derba. Além disso, a localidade está em um dos limites de Salvador, próximo ao município de Simões Filho, e têm uma extensa área de matagal.
Por ser próximo às saídas de Salvador, o bairro é disputado por facções criminosas, razão a qual polícia atribui as diversas trocas de tiros na região.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...