Prefeitura já entregou mais de 1,2 mil casas reformadas pelo Morar Melhorar em São Marcos

Esta foi a terceira vez que o Morar Melhor contemplou o bairro
Por: Brado Jornal 14.nov.2023 às 15h29
Prefeitura já entregou mais de 1,2 mil casas reformadas pelo Morar Melhorar em São Marcos
Valter Pontes

A Prefeitura entregou mais 100 imóveis reformados na comunidade da Favelinha, no bairro de São Marcos, nesta segunda-feira (13). Com a intervenção, mais famílias de Salvador possam viver com tranquilidade, dignidade e conforto. Esta foi a terceira vez que o Morar Melhor contemplou o bairro, que já contabiliza 1.218 casas reformadas pelo programa.


O prefeito Bruno Reis entregou os imóveis requalificados aos moradores e destacou o ganho social que o programa oferece aos cidadãos. “A gente constrói avenidas e novas escolas, reforma posto de saúde, coloca iluminação em LED, mas objetivamente não há nada mais importante para o ser humano do que sua casa. Por isso, esse é o melhor programa da Prefeitura”, contou. 


Com a reforma dos imóveis, o município possibilita o resgate da autoestima dos moradores que, além de outros benefícios, passam a ter orgulho de viver em suas moradias. “Em todos os bairros em que vamos, a situação é sempre muito parecida. Os moradores sempre relatam que, se não fosse a Prefeitura, não conseguiriam reformar seus imóveis. Infelizmente essa é a realidade da nossa cidade. Mas, se estamos fazendo uma cidade mais bonita e melhor para todo mundo transitar, temos que ter algo que efetivamente possa tocar no coração das pessoas”, relatou o prefeito. 


Aproveitando a oportunidade, Bruno também anunciou que o programa Morar Melhor vai reformar, até o fim de 2024, 50 mil casas em situação precária em Salvador. E, na comunidade da Favelinha, ele autorizou a execução da obra de urbanização do canal local, que deverá custar aos cofres municipais R$800 mil.  


Casa nova, vida nova - Marta Silva, 49 anos, mora com os sete filhos no bairro. Ela contou que há mais de 40 anos desejava pela reforma da sua casa, que nunca teve pintura e foi erguida de forma precária. Com o programa, a casa de Marta ganhou nova pintura e troca de esquadrias. Também foram realizados no local serviços no banheiro e telhado, dando um novo lar para ela e a família viverem com dignidade. 


“Minha casa pingava muito, estava toda acabada. Imagine morar em uma casa assim com sete pessoas? Eu jamais teria condições de fazer essa reforma. Depois que o Morar Melhor chegou, eu fiquei mais alegre e mais feliz”, contou. 


Executado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), desde que iniciou suas atividades, em 2015, o Morar Melhor já reformou mais de 43 mil imóveis em cerca de 300 localidades da capital baiana. Por meio do programa são executados nos lares serviços de acordo com a escolha e indicação dos próprios moradores. Os serviços vão desde pintura e reboco à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário.


Os critérios adotados para contemplar programa são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha da pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Família de Marielle e Anderson devem receber R$ 3,5 milhões de condenados
Além das indenizações, os dois também terão que pagar uma pensão, até os 24 anos, para o filho de Anderson, Arthur, e as as custas do processo
Vereador mais votado de cidade baiana é preso por posse de arma de fogo de uso restrito
Adriano Cardoso estava sendo investigado desde outubro
Marinho ameaça pedir demissão se governo cortar gastos trabalhistas
Ao ser questionado se deixaria o cargo caso o governo resolvesse fazer mudanças em temas sob a alçada do MTE, ele respondeu: “É possível”
Ônibus voltam a circular no Bairro da Paz após seis dias
O serviço foi interrompido desde a última sexta-feira, 25, devido a confrontos que resultaram nas mortes de dois integrantes da facção BDM
Carregando..