GCM reúne gestores da rede municipal de ensino para discutir segurança escolar

O documento deve ser concluído em dois meses e também será construído com participação de órgãos como Conselho Tutelar, Ministério Público e Defensoria Pública
Por: Brado Jornal 21.ago.2023 às 20h21
GCM reúne gestores da rede municipal de ensino para discutir segurança escolar
Foto: Lucas Moura/Secom

Diretores e vice-diretores das mais de 420 unidades de ensino de Salvador participam de um ciclo de palestras da Guarda Civil Municipal (GCM) com temas relacionados à segurança escolar. Além de levar orientações, a atividade tem o intuito de ouvir demandas dos gestores para elaboração de um manual que trará procedimentos que visem melhorias do ambiente estudantil. O documento deve ser concluído em dois meses e também será construído com participação de órgãos como Conselho Tutelar, Ministério Público e Defensoria Pública. 

 

Os encontros com as diretorias ocorrem no auditório da Escola Nossa Senhora dos Anjos, em Brotas, nesta terça (22) até quinta-feira (24), entre 8h às 17h. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed) e tem entre os assuntos abordados a patrulha escolar realizada pela GCM. 

 

De acordo com o coordenador do Departamento de Prevenção à Violência (DPV), Ubirajara Azevedo, o órgão conta com dez viaturas e 30 agentes que estão diariamente à disposição da rede municipal, prevenindo situações de violência, vandalismo e outras ocorrências que podem colocar em risco a integridade física e emocional dos alunos e da comunidade escolar. 

 

“O objetivo da patrulha é justamente tornar o ambiente escolar seguro para alunos e funcionários. Para conseguirmos isso, montamos algumas estratégias com foco na prevenção. Durante o ano, a GCM faz palestras educativas e conta até com equipe antibullying para desenvolver ações nas escolas. Além disso, as precauções também se estendem para as estruturas escolares. Caso haja alguma instalação com muro baixo ou janelas fáceis de serem quebradas sinalizamos para a Smed”, exemplifica Azevedo. 

 

A atribuição de órgãos públicos vinculados à rede de proteção à juventude na capital baiana é outro tema abordado no ciclo de palestras da GCM. A ação visa orientar os gestores sobre quais instituições devem ser acionadas em situações de violações de direitos e abusos sexuais contra os estudantes. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Senado gasta R$ 7,5 mi em jogo que chama 8/1 de 'ameaça a democracia'
'Desafio Senado 200 anos' é para estudantes de escolas públicas entre 10 e 11 anos
Corpo de adolescente que desapareceu após se afogar em Stella Maris é encontrado
Cauã André Ribeiro se afogou durante o feriado da Consciência Negra, na quarta-feira (20)
Ministro Ricardo Lewandowski cassa aposentadoria de delegado da PF por vender informação
Alexandre Dutra é acusado de receber propina de garimpos ilegais
PL Bahia divulga nota sobre indiciamento de Bolsonaro e Valdemar Costa Neto
O presidente do PL Bahia critica o processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros membros do partido
Operação Contragolpe: veja quem é quem na lista dos indiciados pela PF
As pessoas foram indiciadas pela PF pelos crimes de abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de Estado e organização criminosa
Após desistência de Matt Gaetz, Trump nomeia Pam Bondi como Procuradora-Geral dos EUA
Bondi foi uma das suas advogadas durante seu primeiro julgamento político, quando foi acusado de abuso de poder
Carregando..