Em seis meses, Salvador registra queda de quase 50% nas solicitações de troca de lâmpadas

As lâmpadas LED são mais econômicas, sendo 80% mais rentáveis que as tradicionais, além de ter uma durabilidade 25 vezes maior
Por: Brado Jornal 07.ago.2023 às 15h44
Em seis meses, Salvador registra queda de quase 50% nas solicitações de troca de lâmpadas
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Após a substituição das lâmpadas comuns pela tecnologia LED, a Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), registrou uma redução de quase 50% nas solicitações de troca, nos últimos seis meses, em Salvador. Entre janeiro e julho deste ano, foram registradas cerca de 1.750 chamados referentes a serviços de manutenção de lâmpadas apagadas, enquanto no mesmo período de 2022, foram abertos 2,5 mil chamados e em 2021, 3,6 mil pedidos.   

 

As lâmpadas LED são mais econômicas, sendo 80% mais rentáveis que as tradicionais, além de ter uma durabilidade 25 vezes maior. O uso na iluminação pública permite aliar tecnologia, economia, sustentabilidade e mais segurança. Isso porque a substituição das antigas lâmpadas, além de garantir economia de mais de 50% com os gastos de energia elétrica, proporciona ruas e praças mais iluminadas, contribuindo com o meio ambiente e gerando economia aos cofres públicos.  

 

O diretor da Dsip/Semop, Ângelo Magalhães, afirma que os benefícios da iluminação em LED são incontestáveis e os números comprovam as benfeitorias do sistema. “Os dados atestam a eficiência, economicidade e segurança da tecnologia. Salvador é a primeira capital do Brasil que atingiu o marco de 100% do parque luminoso em LED, com recursos próprios”, frisou.   

 

A iluminação em LED permite o uso da tecnologia como a telegestão. A eficiência energética do sistema é um dos benefícios, pois é possível programar o acionamento e o desligamento de luminárias, além de regular a intensidade de luz, o que não seria possível com as lâmpadas antigas. Os recursos de controle avançado permitem o ajuste de intensidade luminosa e sensores de movimento, permitindo a personalização da iluminação de acordo com a demanda e horários específicos.  

 

“Apesar do orgulho de termos uma cidade moderna, inteligente e sustentável, seguimos trabalhando para ampliar nossa rede de iluminação, a fim de oferecer mais qualidade de vida às pessoas e tornar Salvador a primeira capital do Brasil mais linda e iluminada”, completou o gestor.   

 

Redução e sustentabilidade – A tecnologia LED é sustentável devido ao seu baixo consumo de energia e menor emissão de gases de efeito estufa. Durante sua operação promove a conservação de energia e a redução da pegada de carbono da cidade. Entre os benefícios está também uma luz mais clara, uniforme e com excelente reprodução de cores, o que melhora a visibilidade e a sensação de segurança nas ruas e espaços públicos durante a noite.  



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Após desistência de Matt Gaetz, Trump nomeia Pam Bondi como Procuradora-Geral dos EUA
Bondi foi uma das suas advogadas durante seu primeiro julgamento político, quando foi acusado de abuso de poder
Senado gasta R$ 7,5 mi em jogo que chama 8/1 de 'ameaça a democracia'
'Desafio Senado 200 anos' é para estudantes de escolas públicas entre 10 e 11 anos
PL Bahia divulga nota sobre indiciamento de Bolsonaro e Valdemar Costa Neto
O presidente do PL Bahia critica o processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros membros do partido
Ministro Ricardo Lewandowski cassa aposentadoria de delegado da PF por vender informação
Alexandre Dutra é acusado de receber propina de garimpos ilegais
Moraes vai enviar inquérito do golpe para PGR na segunda; denúncia deve ficar para 2025
O ministro não deve retirar o sigilo do relatório final da PF, que indiciou Bolsonaro, Braga Netto e outras 35 pessoas
Operação Contragolpe: veja quem é quem na lista dos indiciados pela PF
As pessoas foram indiciadas pela PF pelos crimes de abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de Estado e organização criminosa
Carregando..