As prefeituras de Salvador e Vitória da Conquista firmaram nesta sexta-feira (16) uma parceria para o município do Sudoeste baiano implantar o projeto Governando com as Pessoas, tendo como referência o programa Ouvindo Nosso Bairro (ONB), da capital baiana. Assim como acontece em Salvador, o objetivo é desenvolver mecanismos de participação popular efetiva por meio de consultas realizadas nos bairros.
O termo de cooperação técnica foi assinado pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis, e pela prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, em solenidade que aconteceu no auditório Lúcia Dórea (Cemae), no município do Sudoeste baiano. Também participaram do evento os secretários de Governo da capital, Cacá Leão, e de Conquista, Geanne Oliveira, além de outros gestores de ambos os municípios e lideranças políticas.
O chefe do Executivo soteropolitano celebrou a parceria, ao apontar como iniciativas desse tipo podem trazer benefícios para a população. “É muito importante estarmos mais próximos, para a gente aproveitar boas iniciativas que estão ocorrendo em cidades como Vitória da Conquista, assim como Vitória da Conquista aproveitar boas iniciativas de Salvador”, disse Bruno Reis.
Com a parceria, a Prefeitura de Salvador vai ceder à administração conquistense o sistema do Ouvindo Nosso Bairro, com a disponibilização do código-fonte e estrutura do banco de dados do programa. A partir daí, a Prefeitura de Vitória da Conquista desenvolverá o projeto Governando com as Pessoas. As secretarias de Governo de ambos os municípios indicarão representantes para atuar nesse processo.
“Nós desenvolvemos esse sistema. Já temos a tecnologia, a expertise, o know-how. Vamos dar o apoio técnico. O Ouvindo Nosso Bairro, maior programa de escuta popular de Salvador, chega agora aqui em Vitória da Conquista, com o Governando com as Pessoas. A gente precisa ouvir quais são as prioridades das pessoas, quais as intervenções e obras elas entendem como prioritárias para o seu bairro. E eu tenho certeza que agora, com o projeto que Sheila lança nesta manhã, vai melhorar ainda mais a vida das pessoas que moram em Conquista e elevar ainda mais a qualidade da sua gestão”, acrescentou Reis.
Com a implantação da iniciativa, cada cidadão de Vitória da Conquista poderá sugerir até três obras a serem priorizadas em seu bairro. As mais votadas seguem para análise técnica e de viabilidade econômica, quando serão aprovadas as sugestões viáveis. Em seguida, será realizada uma votação totalmente digital para definir as três obras para execução pela gestão municipal.
A prefeita Sheila Lemos destacou o sucesso do Ouvindo Nosso Bairro. “Nós vamos utilizar essa ferramenta aqui, porque o que a gente quer é escutar quem está nos bairros, saber quais são as dificuldades. Ouvir quem está na zona rural, longe da sede, escutar qual obra você quer para a sua comunidade. Somos um governo de pessoas para pessoas, então precisamos escutar quais são as demandas. E vamos trabalhar incansavelmente para fazer a coisa acontecer. É isso que nós queremos: um canal aberto e direto com a população de Vitória da Conquista”, disse a gestora.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...