Prefeituras de Salvador e Conquista assinam parceria para criação de programa inspirado no Ouvindo Nosso Bairro

O objetivo é desenvolver mecanismos de participação popular efetiva por meio de consultas realizadas nos bairros
Por: Brado Jornal 16.jun.2023 às 16h13
Prefeituras de Salvador e Conquista assinam parceria para criação de programa inspirado no Ouvindo Nosso Bairro

As prefeituras de Salvador e Vitória da Conquista firmaram nesta sexta-feira (16) uma parceria para o município do Sudoeste baiano implantar o projeto Governando com as Pessoas, tendo como referência o programa Ouvindo Nosso Bairro (ONB), da capital baiana. Assim como acontece em Salvador, o objetivo é desenvolver mecanismos de participação popular efetiva por meio de consultas realizadas nos bairros. 

 

O termo de cooperação técnica foi assinado pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis, e pela prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, em solenidade que aconteceu no auditório Lúcia Dórea (Cemae), no município do Sudoeste baiano. Também participaram do evento os secretários de Governo da capital, Cacá Leão, e de Conquista, Geanne Oliveira, além de outros gestores de ambos os municípios e lideranças políticas. 

 

O chefe do Executivo soteropolitano celebrou a parceria, ao apontar como iniciativas desse tipo podem trazer benefícios para a população. “É muito importante estarmos mais próximos, para a gente aproveitar boas iniciativas que estão ocorrendo em cidades como Vitória da Conquista, assim como Vitória da Conquista aproveitar boas iniciativas de Salvador”, disse Bruno Reis.  

 

Com a parceria, a Prefeitura de Salvador vai ceder à administração conquistense o sistema do Ouvindo Nosso Bairro, com a disponibilização do código-fonte e estrutura do banco de dados do programa. A partir daí, a Prefeitura de Vitória da Conquista desenvolverá o projeto Governando com as Pessoas. As secretarias de Governo de ambos os municípios indicarão representantes para atuar nesse processo. 

 

“Nós desenvolvemos esse sistema. Já temos a tecnologia, a expertise, o know-how. Vamos dar o apoio técnico. O Ouvindo Nosso Bairro, maior programa de escuta popular de Salvador, chega agora aqui em Vitória da Conquista, com o Governando com as Pessoas. A gente precisa ouvir quais são as prioridades das pessoas, quais as intervenções e obras elas entendem como prioritárias para o seu bairro. E eu tenho certeza que agora, com o projeto que Sheila lança nesta manhã, vai melhorar ainda mais a vida das pessoas que moram em Conquista e elevar ainda mais a qualidade da sua gestão”, acrescentou Reis. 

 

Com a implantação da iniciativa, cada cidadão de Vitória da Conquista poderá sugerir até três obras a serem priorizadas em seu bairro. As mais votadas seguem para análise técnica e de viabilidade econômica, quando serão aprovadas as sugestões viáveis. Em seguida, será realizada uma votação totalmente digital para definir as três obras para execução pela gestão municipal. 

 

A prefeita Sheila Lemos destacou o sucesso do Ouvindo Nosso Bairro. “Nós vamos utilizar essa ferramenta aqui, porque o que a gente quer é escutar quem está nos bairros, saber quais são as dificuldades. Ouvir quem está na zona rural, longe da sede, escutar qual obra você quer para a sua comunidade. Somos um governo de pessoas para pessoas, então precisamos escutar quais são as demandas. E vamos trabalhar incansavelmente para fazer a coisa acontecer. É isso que nós queremos: um canal aberto e direto com a população de Vitória da Conquista”, disse a gestora. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
"O candidato de 2026 sou eu", diz Bolsonaro
Ex-presidente celebra a vitória do PL na maioria do país e afirma que a investigação pelo 8/1 é apenas perseguição política
Vereador mais votado de cidade baiana é preso por posse de arma de fogo de uso restrito
Adriano Cardoso estava sendo investigado desde outubro
Transporte público de Salvador tem operação especial para o Enem neste domingo (3)
Das 10h às 18h, linhas de ônibus em toda a cidade terão reforço na frota em operação
Mulher de Poze do Rodo é alvo de operação contra esquema ilegal de jogos de azar
Funkeiro é investigado. O esquema finge seguir a Loteria Federal, mas utiliza um aplicativo com fortes indícios de manipulação
Justiça nega prisão de Lucas Bove
A decisão também reforça as medidas protetivas em relação ao deputado, estabelecendo que Bove deve se abster de fazer qualquer menção, direta ou indireta, sobre o caso
Em áudio, Daniel Mastral diz que satanistas influenciam políticos
O ex-satanista disse que satanistas estão na política e na classe artística
Carregando..