Com estoque de sangue crítico, Hemoba lança campanha e pede doações na Bahia

Confira locais e horários de atendimento dos pontos para doação de sangue em Salvador e Região Metropolitana
Por: Brado Jornal 06.mai.2023 às 12h43
Com estoque de sangue crítico, Hemoba lança campanha e pede doações na Bahia

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) informou que enfrenta um período de estoque de sangue abaixo do crítico neste mês de maio e, por isso, convida os voluntários à doação de sangue para suprir às necessidades dos hospitais do estado, através da campanha “Doe sangue e abasteça a esperança de quem precisa”.

Para facilitar o acesso à doação e cadastros de doadores de medula óssea, a unidade móvel de coleta (Hemóvel) estará em diferentes locais em Salvador e Lauro de Freitas nos próximos dias.

Na capital baiana, o Hemóvel atenderá, das 8h às 17h, no Salvador Shopping, neste sábado (6) e na segunda-feira (8). O serviço também ocorre na Estação Nova Lapa, de quinta-feira (11) a sábado (13). Já em Lauro de Freitas, estará na Faculdade Unime, terça (9) e quarta-feira (10), das 8h às 16h.

O Hemóvel tem uma capacidade de atendimento menor do que as unidades fixas, coletando uma média de 120 bolsas ao dia.

Para realizar a doação, não é necessário agendamento prévio. Os atendimentos são feitos por ordem de chegada, de acordo com a demanda espontânea de voluntários.


Critérios para doação de sangue

  • O candidato deve estar bem alimentado e em boas condições de saúde
  • Não possuir sintomas virais
  • Pesar mais de 50 quilos
  • Ter dormido pelo menos 6h
  • Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h
  • Mão fumar por, pelo menos, duas horas
  • Ter entre 16 e 69 anos incompletos.


Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.


Cadastro de medula óssea

O cadastro de medula óssea pode ser feito em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital baiana e no interior do estado, com a coleta de uma amostra de 5ml de sangue.

Para tornar-se um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.

Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Churrasco em horário de atendimento expõe realidade preocupante na saúde pública da Bahia
A imagem contrasta com a seriedade esperada de um ambiente que deveria estar totalmente dedicado ao atendimento da população.
Carregando..