Salvamar promove mais de mil ações de prevenção nas praias no feriadão do Trabalhador

Os agentes promoveram a identificação de 47 crianças com pulseiras, diminuindo assim a chance de ocorrência entre os jovens
Por: Brado Jornal 02.mai.2023 às 15h42
Salvamar promove mais de mil ações de prevenção nas praias no feriadão do Trabalhador

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), contabilizou mais de mil ações de prevenção nas praias de Salvador entre o sábado (29) e a segunda-feira (1º), feriado do Dia do Trabalho. 

 

O órgão, que atua entre as praias do Jardim de Alah e Ipitanga, registrou no período 16 afogamentos não fatais, envolvendo cinco soteropolitanos e 11 pessoas de fora do município. Além disso, os agentes promoveram a identificação de 47 crianças com pulseiras, diminuindo assim a chance de ocorrência entre os jovens. 

 

O coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, destaca o baixo número de casos foi influenciado pelas chuvas que caíram na capital no período. “Esse foi um feriado tranquilo e, além disso, o nosso trabalho preventivo também foi fundamental para esse resultado, com rondas preventivas, ativando os postos e colocando as bandeiras para sinalizar, evitando assim possíveis ocorrências, visto que o mar estava perigoso em razão dos fortes ventos”. 

 

Estrutura 

 A Salvamar dispõe de 270 agentes, distribuídos em quase 40 postos ao longo de 28 quilômetros de orla, no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao kartódromo). Outros quatro postos móveis atuam diariamente e servem também a eventos do município. Os profissionais têm a missão de proteger e orientar banhistas e demais frequentadores.   

  

 A estrutura de atuação é composta por moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes. Os salva-vidas também realizam medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo.   

  

Contatos 

Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho Jardim de Alah/Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Mulher de Poze do Rodo é alvo de operação contra esquema ilegal de jogos de azar
Funkeiro é investigado. O esquema finge seguir a Loteria Federal, mas utiliza um aplicativo com fortes indícios de manipulação
Tentativa de assalto termina com motociclista baleado na Ligação Lobato-Pirajá
A vítima negou-se a entregar a moto aos suspeitos, que acabaram disparando
Segurança Pública: ‘Parece que estamos enxugando gelo’, diz Jerônimo em reunião com Lula
O encontro abordou a ampliação do papel do governo federal em políticas de segurança
Transporte público de Salvador tem operação especial para o Enem neste domingo (3)
Das 10h às 18h, linhas de ônibus em toda a cidade terão reforço na frota em operação
Ataque a tiros durante festa de Halloween em Orlando deixa 2 mortos e 6 feridos
Suspeito é um adolescente de 17 anos, segundo o chefe de polícia
Carregando..