O diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal) Sosthenes Macêdo, participou, hoje (20/04), de reunião na sede do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), na capital federal, órgão ligado à Defesa Civil Nacional que tem como função gerenciar ações estratégicas de preparação e resposta a desastres no território nacional.
Foram discutidos aspectos relativos a elaboração do novo Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, cujo primeiro passo foi dado ontem em oficina que envolveu atores estratégicos, criação de rede de monitoramento e alerta de desastres, que tem como objetivo alcançar maior integração dos serviços de meteorologia, sistematização das informações de áreas de risco e organização dos dados visando construir metodologia para priorização das ações de prevenção, entre outros.
Segundo o diretor do Cenad, Armin Braun, o órgão é um importante braço do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil que trabalha, principalmente, na preparação para o enfrentamento de desastres e a resposta a eventos adversos quando eles acontecem.
Como a Codesal, o Cenad atua na elaboração de alertas e avisos, permitindo que a população tome decisões antecipadas nas possíveis ocorrências de desastres. "Com essas informações conseguimos antecipar eventos adversos e, quando o desastre acontece, temos capacidade de articular e organizar vários órgãos no esforço integrado para enfrentar o desastre e atender as população", afirma o diretor do Cenad.
O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, disse que a Defesa Civil de Salvador "está instrumentalizada para colaborar na construção do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, com destaque no âmbito das ações preventidas, desenvolvidas na capital baiana, que têm se mostrado eficazes para reduzir a perda de vidas diante dos eventos climáticos extremos".
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...