Salvamar vai reforçar segurança nas praias durante o feriadão

O serviço vai atuar com 30 agentes extras no período
Por: Brado Jornal 18.abr.2023 às 16h49
Salvamar vai reforçar segurança nas praias durante o feriadão
Foto: Bruno Concha/Secom

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) vai reforçar a segurança nas praias, durante o feriado prolongado de Tiradentes, a partir desta-sexta-feira (21). O serviço vai atuar com 30 agentes extras no período, somando 253 agentes divididos em duas turmas, atendendo à expectativa de aumento da presença de banhistas, no trecho Jardim de Alah a Ipitanga. 

 

De acordo com o coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, o órgão atua orientando os banhistas de forma educativa, evitando situações de risco e afogamentos. Ele alerta para a mudança de clima, comum ao outono, trazendo chuva intensa e influenciando diretamente nas condições do mar. "Quando o sol abre, o mar ainda permanece com a configuração de frente fria. Uma situação perigosa para o nado", explica. 

 

Outra precaução é evitar entrar na água durante a chuva, pois há grande possibilidade de descargas elétricas, através de raios, na água do mar. "O ideal é procurar um abrigo, principalmente, nas praias de Jaguaribe, Piatã e Itapuã, as mais perigosas nesse quesito", previne Dantas.  

 

Ele recomenda ao banhista tomar banho próximo aos postos salva-vidas, verificar as bandeiras de sinalização e consultar os agentes sobre o local indicado para banho. O cuidado deve ser redobrado com as crianças e evitar os rochedos e corais para fazer selfie. "Temos registrado diversos acidentes relacionados a este tipo de ocorrência". Apesar disso, o coordenador destaca que, no trecho de atuação da Salvamar, não há registro de óbitos por afogamentos há três meses.  

  

Demais cuidados 

O banhista também deve estar atento ao consumo de bebidas alcoólicas. Ao fazer o uso delas, o banho de mar deve ser evitado, pois o álcool na corrente sanguínea pode gerar uma falsa sensação de capacidade física favorável a enfrentar as ondas e correntezas, o que é perigoso. Também é importante ter cuidado com as bóias, pois objetos flutuantes são levados mais facilmente pela correnteza. Em praias sem a presença de salva-vidas, nada de se arriscar na água, para evitar situações adversas. 

 

Contato 

Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais, o órgão pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias, fora do trecho Jardim de Alah-Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, no número 193. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Em áudio, Daniel Mastral diz que satanistas influenciam políticos
O ex-satanista disse que satanistas estão na política e na classe artística
Justiça nega prisão de Lucas Bove
A decisão também reforça as medidas protetivas em relação ao deputado, estabelecendo que Bove deve se abster de fazer qualquer menção, direta ou indireta, sobre o caso
'O inferno se levantou contra mim" diz Antônia Fontenelle sobre apoio ao Bolsonaro
Ela fez essas declarações durante uma entrevista ao GringaCast, gravada em Las Vegas, nos Estados Unidos
Tentativa de assalto termina com motociclista baleado na Ligação Lobato-Pirajá
A vítima negou-se a entregar a moto aos suspeitos, que acabaram disparando
Transporte público de Salvador tem operação especial para o Enem neste domingo (3)
Das 10h às 18h, linhas de ônibus em toda a cidade terão reforço na frota em operação
STF retoma julgamento que pode levar Collor à prisão
O julgamento prosseguirá com o voto do ministro Gilmar Mendes, que havia solicitado vista em junho, interrompendo a deliberação
Carregando..