Estação Cidadania oferece arteterapia aos cidadãos

A iniciativa acontece uma vez no mês, aliada às demais atividades terapêuticas, que ocorrem sempre às sextas-feiras, a partir das 6h30
Por: Brado Jornal 17.abr.2023 às 15h04
Estação Cidadania oferece arteterapia aos cidadãos
Estação Cidadania Oferece Arteterapia para Comunidade - Foto: Bruno Concha/Secom

O espaço Estação Cidadania, gerido pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), localizado no bairro de São Marcos, está ofertando aulas de arteterapia para a população. A atividade consiste em uma terapia de grupo, proporcionando ferramentas para que a pessoa seja agente da própria mudança, contribuindo também para o crescimento dos demais participantes do grupo.  

 

Promovida pelo projeto A&M Saúde Sandro Cross Boxe, a iniciativa, que começou em agosto de 2022, acontece uma vez no mês, aliada às demais atividades terapêuticas, que ocorrem sempre às sextas-feiras, a partir das 6h30. Sob o comando da terapeuta Luciana Dórea, os encontros contam com rodas de conversa e vivências com os participantes – a maioria mulheres. “Tem dias que, ainda às 16h, estamos em atividade, sempre em grupo”, declara Luciana. 

 

Ideal para quem quer encontrar o autoconhecimento, a arteterapia ajuda o indivíduo a superar problemas, como conflitos emocionais, dificuldades de se relacionar, superação de traumas, entre outros. A atividade pode ser aplicada em diversas faixas etárias, da infância até a terceira idade, promovendo a avaliação, de reabilitação, de prevenção na área da saúde mental. 

 

Paz interior – De acordo com Luciana, a terapia é ‘pensar, sentir e agir’. “Não adianta fazer uma atividade sem controle mental. Inclusive, o encontro deste mês, em homenagem à Páscoa, foi focado nas emoções. Falamos de família, resgatando a coisa fraternal. Nós trabalhamos o amor e a paz interior. Hoje atendo 80 mulheres, 20 por turma. Muitas já tiveram alta, mas ninguém larga a terapia e a arteterapia, porque sempre temos técnicas novas, ferramentas, e uma sempre se identifica com a outra, então sempre ajuda”. 

 

A copeira de dieta Maria Leide Lima, de 58 anos, entrou no grupo em setembro do ano passado e, desde que começou a participar dos encontros, descobriu muito sobre si. Ela, que viveu um relacionamento abusivo por 35 anos, afirma que a libertação veio após o autoconhecimento na terapia. “Eu primeiro vim para a ginástica e quando descobri essa turma, comecei a participar. Aqui foi meu renascimento”, afirmou. 

 

Satisfeita, ela continuou falando da sua experiência. “A terapia me ajudou a resgatar a confiança e me conhecer. Eu não enxergava que o meu relacionamento era tóxico, eu achava que era proteção, tinha esperança que ele mudasse. Ninguém sabia de nada, eu tinha vergonha de falar, mas com o tempo percebi que não podia mais viver isso. A gente tem que se amar. Então, criei coragem e consegui ‘sair do casulo’. Hoje, estou bem melhor, ainda não estou 100%, mas sei que chegarei lá com a ajuda deste grupo”. 

 

Importância da terapia – Presente desde o primeiro dia de arteterapia, a aposentada Valmira Menezes, de 59 anos, conta que deixa todas as atividades de lado quando acontece o encontro na Estação Cidadania. “Eu saio de Novo Horizonte caminhando e não perco um dia. A terapia mudou minha vida, porque na pandemia eu fiquei enclausurada, não saía, fui engordando, perdendo ânimo e estímulo e, a partir do momento em que me permiti estar aqui, tudo mudou. Hoje, eu criei asas, saí do casulo e hoje sou uma borboleta. Eu não tenho nem palavras, é gratificante demais estar aqui. Deixo de ir para a faculdade (da terceira idade) e para a hidroginástica só para estar aqui”. 

 

O coordenador da Estação Cidadania, Sandro Santana, afirma que o equipamento já vem há quase quatro anos integrando a comunidade de São Marcos e, ao perceber a necessidade dos cidadãos em ter alguém para conversar, desabafar, decidiu integrar a terapeuta à equipe do local. “Como começamos com a melhor idade, vimos o número de pessoas aumentando, percebendo a carência delas, procurando alguém para conversar, mostrando os problemas que estavam passando, e entendemos, com o conhecimento e contato, a importância em atender a comunidade. Graças ao trabalho da terapeuta, mostrando uma outra vida tanto lá dentro como lá fora, hoje atendemos mais de 800 pessoas por mês”. 

 

Estrutura do local – Inaugurado em outubro de 2020, o Espaço Cidadania possui 2,5 mil m² e engloba ginásio poliesportivo, com arquibancada para até 181 pessoas, setor de administração, sala para professores e técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, academia, banheiros, copa e depósito. 

 

Conhecida pelas atividades esportivas voltadas para crianças e adolescentes dos oito aos 17 anos, a Estação Cidadania oferece, além da terapia para adultos, atividades como caminhada, corrida, treinamento funcional e boxe. Também há atendimentos em nutrição esportiva e terapia funcional. Os interessados em participar devem buscar informações com a administração do local. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
'O inferno se levantou contra mim" diz Antônia Fontenelle sobre apoio ao Bolsonaro
Ela fez essas declarações durante uma entrevista ao GringaCast, gravada em Las Vegas, nos Estados Unidos
Ataque a tiros durante festa de Halloween em Orlando deixa 2 mortos e 6 feridos
Suspeito é um adolescente de 17 anos, segundo o chefe de polícia
Justiça nega prisão de Lucas Bove
A decisão também reforça as medidas protetivas em relação ao deputado, estabelecendo que Bove deve se abster de fazer qualquer menção, direta ou indireta, sobre o caso
Família de Marielle e Anderson devem receber R$ 3,5 milhões de condenados
Além das indenizações, os dois também terão que pagar uma pensão, até os 24 anos, para o filho de Anderson, Arthur, e as as custas do processo
Vereador mais votado de cidade baiana é preso por posse de arma de fogo de uso restrito
Adriano Cardoso estava sendo investigado desde outubro
Transporte público de Salvador tem operação especial para o Enem neste domingo (3)
Das 10h às 18h, linhas de ônibus em toda a cidade terão reforço na frota em operação
Carregando..