Por Bruno Reis
Comemoro essa data querida lembrando a brincadeira que Anitta fez com a gente no Carnaval. Só para dizer o que todo mundo sabe. Delícia mesmo é Salvador.
Hoje, aos 474 anos, nossa cidade parece ter a idade contada ao inverso. Os anos passam e ela fica mais linda. Em vez de uma velhinha de séculos, vemos uma jovem a sonhar grande e a realizar muito.
Saiu da crise da pandemia para bombar. Passados dois longos anos sem festas, fez a melhor Virada e o melhor Carnaval de todos os tempos. Voltou a ser objeto de desejo, com suas praias, ruas e monumentos atraindo moradores e turistas.
Para mim, como prefeito, não há satisfação maior do que ver nossa cidade festejada por todos. Principalmente por quem vive o seu dia a dia e vê o nosso trabalho conjunto, da prefeitura e do povo, mudando Salvador.
Quando eu falo em mudança, pensa-se logo nas obras vistosas. Novas orlas, avenidas, viadutos. Novo Centro Histórico. Nova iluminação, novas praças, parques, campos e quadras. Uma nova cidade. Transformações que, de fato, deixaram para trás tempos sombrios, quando esta aniversariante enfrentou maus tratos, desesperança e autoestima ferida.
Graças a Deus, a realidade é outra. E as mudanças não foram apenas as visíveis na paisagem urbana. Vemos um tipo de mudança mais profunda. Talvez despercebida para o turista, mas certamente reconhecida pelos moradores, sobretudo os mais pobres.
Estou falando das transformações no nosso sistema de saúde, triplicado na sua cobertura da Atenção Básica. Das transformações na educação municipal, em especial nas creches e pré-escolas; iniciando uma nova era para nossas crianças e também para os professores: uma educação digital.
Das inovações sociais, com milhares de famílias beneficiadas por programas inclusivos, alguns copiados Brasil afora como o Morar Melhor.
Claro, como prefeito sei, mais do que ninguém, que temos muito, mas muito mesmo, trabalho pela frente. Também sei que temos bases sólidas para seguir rejuvenescendo a cidade e revigorando suas condições de vida. Minha confiança está assentada sobre o tripé robusto da nossa gestão: equilíbrio fiscal, planejamento e responsabilidade social.
Sobre esse alicerce seguro caminhamos a passos largos para o futuro. Até o ano que vem, vamos inaugurar a primeira Maternidade Municipal, o primeiro Hospital Veterinário da Bahia e o BRT até a Lapa, passando junto dos populosos Vale das Pedrinhas e Santa Cruz. Vamos também continuar ou dar início a vários programas sociais, como os do Mané Dendê e o Pé Preto.
Quero celebrar esse aniversário de Salvador renovando nosso empenho. Salvador, a gente sabe, já nasceu Capital para liderar e fazer história. Meu desejo, ao apagar as velinhas, é que nossos tambores nos ajudem sempre e inspirem a todos novas conquistas a comemorar!
Parabéns, Salvador!
Bruno Reis é prefeito de Salvador - Foto Valter Pontes - SECOM
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...