Quatorze bairros de Salvador passaram a ser contemplados com o sinal 5G puro (standalone), cinco meses após a liberação da tecnologia. Com isso, a capital baiana conta com 94 localidades com acesso a tecnologia.
O número equivale a 55% de cobertura dos 170 bairros de Salvador. A operadora TIM ativou o sinal em 13 áreas que ainda não tinham o 5G, na semana passada. Já a Vivo tem realizado o aumento gradualmente e ativou em mais uma localidade.
Entre os novos bairros com cobertura 5G para TIM e Vivo estão: Água de Meninos; Castelo Branco; Cajazeiras; Daniel Lisboa; Granjas Rurais Presidente Vargas; Mares; Mercês; Novo Horizonte; Pau da Lima; Pernambués; Retiro; Stella Maris; Vila Canária e Cidade Jardim. [Veja o detalhamento no final da reportagem]
Além de ativar os sinais nos bairros que ainda não tinham o 5G, as empresas também ampliaram a cobertura em bairros que já eram contemplados por elas ou por outras operadoras.
A TIM levou o sinal para 16 bairros que ainda não cobria e ampliou sua cobertura em 17. A Vivo chegou em uma localidade que ainda não tinha cobertura e em outras nove que já tinham, mas não a dela.
Até o momento a operadora TIM disponibiliza o sinal 5G na faixa de 3,5 GHz em 93 bairros da capital baiana, somando as 77 localidades onde já fornecia, desde agosto do ano passado. A Vivo passou de 16 para 26 bairros no mesmo período.
Em nota, a Claro informou que segue com investimentos constantes na expansão da rede em Salvador. Desde o lançamento, a operadora ampliou o número de sites na capital baiana e expandiu a cobertura nas regiões onde já estava presente.
No município, o sinal Claro 5G+ irradia em regiões dos bairros Barra, Caminho das Árvores, Campo Grande, Candeal, Canela, Chame-Chame, Federação, Graça, Horto Florestal, Itaigara, Jardim Apipema, Ondina, Parque Bela Vista, Pituba, Politeama e São Cristóvão. A mancha de cobertura está disponível no site da operadora.
A Claro afirmou ainda que vai expandir ainda mais a rede e chegará gradativamente a outras áreas da Bahia e do Brasil.
O que muda com o 5G?
O 5G, quinta geração de internet móvel, promete uma revolução: conexão com velocidade ultrarrápida, avanços de tecnologias como carros que dirigem sozinhos e a possibilidade de ligar muitos objetos à internet ao mesmo tempo.
Para ter acesso a esse tipo de rede, primeiro é necessário ter um celular compatível com a tecnologia. Em julho de 2022, a Anatel listava cerca de 60 modelos homologados. Há aparelhos partindo de R$ 1,3 mil. Com o tempo, a tendência é que todos incorporem a compatibilidade, assim como aconteceu com o 4G.
Celulares com 5G: veja a lista de aparelhos homologados pela Anatel
A princípio, de acordo com as operadoras de telefonia, não vai ser preciso que os clientes façam uma atualização do seu pacote de dados para acessar o 5G. Bastará que o celular tenha a função. Quem tem um celular da Apple precisa baixar uma atualização de software, que ainda será disponibilizada. Neste momento, também não está sendo solicitada a troca de chip.
TIM:
Vivo:
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...