As chuvas registradas em Salvador, que segundo registro de acumulados em 12 horas chegaram a 53,8 mm - dado atualizado às 10h50 deste sábado (19) - foram causadas pela combinação de dois fenômenos meteorológicos comuns para a região: a frente fria, que está posicionado ao sul da Região Metropolitana de Salvador, e ao aquecimento das águas do Oceano Atlântico, que intensificaram os ventos úmidos para a costa litorânea.
A combinação destes fenômenos provocou a formação de nuvens e, consequentemente, as chuvas moderadas a fortes registradas entre a madrugada e manhã de hoje.
Segundo o boletim da Defesa Civil de Salvador (Codesal), só nesta manhã foram registradas 14 ocorrências, destas, quatro foram de imóveis alagados, uma de deslizamento de terra e uma de desabamento parcial.
Previsão
A previsão para amanhã, domingo (20/11), é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas, por vezes moderadas, a qualquer hora do dia. Há risco para deslizamentos de terra devido aos acumulados de chuvas dos últimos dias.
Para segunda-feira (21/11/2022), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas, por vezes moderadas, principalmente na madrugada e no início da manhã.
Os maiores acumulados de chuvas em 12h (dados atualizado às 10h50) foram registrados em Tancredo Neves (53,8mm), Chapada do Rio Vermelho (51,2mm), Jardim Nova Esperança (46,6mm), Doron (46,6mm) e Novo Horizonte (45,2mm).
As informações são do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...