Durante as fortes chuvas da madrugada de quarta (16), entre 0h e 4h, Salvador registrou 260 raios. De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Elat/Inpe), do número total de descargas elétricas, 146 delas tocaram o solo.
Em 14 dias transcorridos de março, o acumulado de chuvas na capital baiana ultrapassou a média histórica (normal climatológica) esperada para o mês que é de 156,8mm, aferida pela estação pluviométrica de referência em Ondina. Entre o dia 1º até hoje já choveu 161,0mm, 4,2mm a mais do que a Normal Climatológica.
As Normais Climatológicas são médias de parâmetros meteorológicos computadas em um período de 30 anos consecutivos, obedecendo a critérios recomendados pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM). No caso de Salvador, este padrão é determinado por medições realizadas nos últimos 30 anos pelo pluviômetro de Ondina, do Inmet, então o único existente na cidade.
No último dia 3, o temporal que atingiu Salvador e outras cidades litorâneas da Bahia também provocou uma série de quedas de raios na capital. Segundo o Inpe, entre as 18h do dia 2 e as 6h do dia 3, foram registradas 160 descargas elétricas, sendo que 92 delas tocaram o solo.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...