O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), criticou as exigências do Ministério da Saúde para vacinação contra covid-19 de crianças de 5 a 11 anos. Além de uma autorização por escrito dos pais ou responsáveis, a pasta recomenda ainda que as crianças esperem por 20 minutos após a aplicação do imunizante para saber se terão alguma reação adversa.
Segundo o gestor municipal, muito provavelmente, a segunda recomendação não será cumprida caso haja aglomeração nos pontos de vacinação.
Para o prefeito, as exigências só dificultam a estratégia de vacinação. "Não há necessidade de declaração e de precisar aguardar 20 minutos. Tudo isso só traz mais dificuldades para um processo onde estamos vacinando hoje 1ª, 2ª e 3ª doses para pessoas acima de 12 anos, vacinando contra gripe e com mais de 2 mil trabalhadores afastados por causa da covid", explica.
A imunização infantil, segundo o gestor municipal, deve começar ainda nesta sexta-feira (14) para crianças com deficiência. Já no sábado (15), a estratégia será aberta para todas as crianças que tenham 11 anos de idade.
"A expectiva é que cheguem mais vacinas no dia 16. Pode ser que a Anvisa libere a utilização da Coronavac e se isso ocorrer nós temos nos nossos estoques uma quantidade de vacina que daria para imunizar, pelo menos, uma idade por dia e até o fim da semana que vem ou início da próxima a gente já estaria chegando nas crianças de 5 anos de idade", afirma.
Com informações do site bnews - Diego Vieira e Nilson Marinho
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...