Após 107 anos, restaurante citado em obra de Jorge Amado fecha as portas na Bahia

Tradicional em Salvador, estabelecimento funcionou pela última vez nesta sexta-feira (26).
Por: Brado Jornal 27.nov.2021 às 10h05
Após 107 anos, restaurante citado em obra de Jorge Amado fecha as portas na Bahia

Após 107 anos de funcionamento, o Restaurante Colon, localizado no bairro do Comércio, em Salvador, fechou as portas nesta sexta-feira (26). Tradicional na capital baiana, o estabelecimento foi citado na obra "O Sumiço da Santa", do escritor baiano Jorge Amado.

Fundado em 1914 por José Maria Orge, que saiu da Galícia, na Espanha, para fugir da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o restaurante já recebeu a presença de personalidades como Jorge Amado, Carlinhos Brown, Neuza Borges, Tatti Moreno, Nelson Rufino, entre outros.

A decisão de fechar o local ocorreu após a pandemia da Covid-19, conforme explica a sócia-gerente Mara Orge, de 52 anos, que é casada com Juan Orge, neto do fundador do estabelecimento.

"Percebemos que nosso público-alvo deixou de frequentar a casa, sem contar que a casa a qual o restaurante foi fundado, foi fechada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), por causa da estrutura precária", explicou.

O último dia foi marcado por um sentimento de tristeza para os clientes e funcionários.

"Não consigo nem explicar o que estou sentindo, pois são 107 anos de muitas histórias", destacou.

Da Galícia até Salvador

De acordo com Mara, José Orge veio para Salvador apenas com uma mala na mão. Ela conta que a escolha pela capital baiana ocorreu porque outros espanhóis já tinham ido para o Rio de Janeiro e São Paulo.

"Depois que ele conseguiu alugar o espaço [onde o restaurante foi fundado], ele trouxe outros amigos para trabalhar com ele e morar na parte superior da casa. Com o passar do tempo, cada um conseguiu construir seu futuro por aqui também", relembra.

A família de José ficou na Espanha, no entanto, ele viajava todo ano para visitas e envio de dinheiro. Anos depois, a esposa e os filhos se mudaram para Salvador. A data, no entanto, não foi detalhada.

O restaurante foi fundado na Praça Conde dos Arcos, no bairro do Comércio, e foi interditado em outubro de 2020 pela Codesal.

Após a interdição, a família decidiu reabrir o estabelecimento em outro imóvel, localizado na Rua Conselheiro Saraiva, no mesmo bairro da capital baiana.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Churrasco em horário de atendimento expõe realidade preocupante na saúde pública da Bahia
A imagem contrasta com a seriedade esperada de um ambiente que deveria estar totalmente dedicado ao atendimento da população.
Carregando..