Psol do Rio realiza protesto contra possível cassação de Glauber Braga

Manifestação em apoio ao deputado do Psol ocorre após adiamento da análise de processo na CCJ da Câmara
Por: Brado Jornal 25.abr.2025 às 07h49
Psol do Rio realiza protesto contra possível cassação de Glauber Braga
Lula Marques/Agencia Brasil

O diretório estadual do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) do Rio de Janeiro organizou uma manifestação na noite desta quinta-feira (24) para protestar contra a possível cassação do mandato do deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ). O parlamentar está sendo investigado por uma agressão contra o youtuber Gabriel Costenaro, do MBL (Movimento Brasil Livre), ocorrida em 16 de abril de 2024, na Câmara dos Deputados.

O ato aconteceu na Cinelândia, região central do Rio, e contou com discursos de Braga, parlamentares do partido e lideranças estudantis, todos defendendo a manutenção do mandato e criticando a condução política da Câmara dos Deputados. Glauber Braga, que chegou no final da manifestação, foi o último a discursar. Durante seu discurso, ele se referiu ao processo de cassação e criticou duramente o ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmando que, apesar das pressões políticas, a força da verdade seria sua principal arma.

"A arma que a gente tem nesse momento é a verdade. Nós não temos e não usaríamos bilhões de reais do orçamento secreto. Nós não temos e não usaríamos instrumentos de coação, chantagem e pressão", afirmou o deputado, que também fez menção a outros parlamentares de sua bancada que enfrentam dificuldades semelhantes.

A deputada federal Talíria Petrone (Psol-RJ), líder da bancada do partido, ressaltou que a cassação do mandato de Braga seria um ataque direto à esquerda. "Atacar o mandato de um deputado valioso, que enfrenta com coragem o orçamento secreto, os coronéis, que tem na força da sua palavra e das suas ações todo o poder do povo", declarou. A deputada destacou ainda que a ação representaria um golpe contra as liberdades democráticas.

O deputado Henrique Vieira (Psol-RJ) também se posicionou em defesa de Braga, destacando a importância de resistir à pressão política. "Arthur Lira pode ter dinheiro, poder e influência, mas nós temos rua, energia, fé, coragem e um projeto histórico", disse Vieira, enfatizando que a luta pela manutenção do mandato de Braga é uma tarefa fundamental para o Psol.

Cassação adiada
O protesto ocorreu no mesmo dia em que a análise do processo contra Braga foi adiada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) pediu vistas do processo, adiando a votação e dando mais tempo a Braga para conseguir votos favoráveis na comissão. O deputado Alex Manente (Cidadania-SP) apresentou um relatório contrário à defesa de Braga, que foi discutido durante a sessão.

O processo contra Braga
O processo contra Glauber Braga foi iniciado pelo Partido Novo, após a agressão a Gabriel Costenaro, no ano passado. No entanto, Braga e seus aliados acreditam que a punição, se confirmada, seria uma retaliação por sua atuação contra o orçamento secreto, uma medida que visava suspender a destinação de emendas orçamentárias de forma irregular.

O ex-presidente da Câmara, Arthur Lira, nega qualquer perseguição política contra Braga e refuta as acusações feitas pelo deputado. "De minha parte, refuto veementemente mais essa acusação ilegítima e ressalto que qualquer insinuação de irregularidades dará ensejo à adoção das medidas judiciais cabíveis", afirmou Lira em redes sociais.

Aliados de Braga também questionaram o que consideram uma articulação coordenada dentro da Câmara para favorecer a cassação do deputado, citando o adiamento da votação da ordem do dia e os procedimentos no plenário como sinais de manobras políticas contra o Psol.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Boletim médico de Bolsonaro indica evolução normal no pós-operatório
Ex-presidente segue internado na UTI do Hospital DF Star, sem novas complicações e em processo de recuperação pós-cirúrgica
STF mantém prisão de Rivaldo Barbosa e Domingos Brazão no caso Marielle
Decisão de Alexandre de Moraes reforça que prisão preventiva dos réus deve ser mantida; ambos são acusados de envolvimento no assassinato da vereadora e de seu motorista
China retira revogação de tarifas contra EUA em meio à guerra comercial
Pequim começa a isentar semicondutores de tarifas retaliatórias, mas tensões permanecem entre as duas potências
Time é multado em US$ 8 mil por frasco arremessado contra goleiro do Bahia
Jogo entre Bahia e Nacional-URU, pela Libertadores, teve incidente com objeto lançado pela torcida uruguaia; clube já havia sido multado no ano passado por comportamento semelhante
Líder do Governo na Alba desiste de votação antes mesmo de iniciar; entenda
Deputado petista se antecipa e encerra sessão para evitar derrota em votação crucial sobre empréstimo de R$ 600 milhões
STF suspende julgamento sobre alterações na Lei de Improbidade Administrativa
Gilmar Mendes vota para suspender artigos da lei alterada em 2021; Fachin terá 90 dias para análise do caso
Carregando..