O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), foi acompanhado de sua filha, Rafaela Fávaro (PSD), em um voo oficial da Força Aérea Brasileira (FAB) durante um compromisso oficial no Mato Grosso nesta quinta-feira (24). Rafaela, que não ocupa nenhum cargo no governo federal, é pré-candidata a deputada estadual pelo estado nas eleições de 2026.
A situação foi registrada em fotos e vídeos compartilhados pelo chefe da assessoria especial de assuntos parlamentares e federativos do Ministério da Agricultura, Samoel Barros, em seu perfil pessoal no Instagram. Nas imagens, Rafaela Fávaro aparece acompanhando seu pai em eventos relacionados ao programa "Minha Casa, Minha Vida", que estavam sendo realizados nas cidades de Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde, todas localizadas no Mato Grosso.
“Meus amigos, a nossa futura deputada Rafa aqui. Estamos chegando em Sorriso, entrega do governo federal do Carlos Fávaro, né, Rafa? Entrega importante, trazendo moradia para a população mato-grossense”, declarou Samoel Barros no vídeo. Em seguida, Rafaela complementou, mencionando o andamento dos compromissos: “É isso aí, a gente tava em Sinop entregando Minha Casa, Minha Vida, agora Sorriso e daqui a pouco rumo a Lucas do Rio Verde.”
Acompanhamento e legalidade
Carlos Fávaro e sua filha não são os primeiros a utilizar voos oficiais da FAB. De acordo com a legislação, autoridades podem designar assentos vagos em voos da Força Aérea Brasileira para qualquer pessoa, mesmo sem cargo público. A medida foi adotada durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) e tem como fundamento a autorização para transportes em situações de segurança ou emergência médica.
Embora a utilização do voo não infrinja nenhuma lei, o episódio levanta questões éticas. A presença de Rafaela Fávaro, que é pré-candidata a um cargo eletivo e não tem vínculo oficial com o governo, em um voo oficial suscita preocupações sobre o uso de recursos públicos em benefício de interesses pessoais e políticos.
Carlos Fávaro já havia anunciado, em abril, que sua filha seria candidata a deputada estadual pelo Mato Grosso nas eleições de 2026. Rafaela Fávaro, jornalista de 25 anos, foi candidata a vice-prefeita em Cuiabá nas eleições de 2024 na chapa do petista Lúdio Cabral, que recebeu apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O uso de um voo oficial da FAB para transportar a filha do ministro, em um momento tão próximo ao seu lançamento como pré-candidata, pode ser interpretado como um conflito de interesses, uma vez que pode ser visto como um uso de recursos estatais para fins políticos.
A assessoria do Ministério da Agricultura foi procurada pelo Poder360, mas ainda não respondeu à solicitação.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...