Sebastião Coelho deixa defesa de Filipe Martins e diz que vai “alistar‑se no exército dos oprimidos”

Ex‑desembargador acusa STF de politizar processo e declara-se livre para criticar Corte após Primeira Turma tornar ex‑assessor de Bolsonaro réu
Por: Brado Jornal 24.abr.2025 às 10h09
Sebastião Coelho deixa defesa de Filipe Martins e diz que vai “alistar‑se no exército dos oprimidos”
Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O advogado e desembargador aposentado Sebastião Coelho anunciou, em vídeo divulgado nesta quarta‑feira (23), que não integra mais a equipe de defesa do ex‑assessor da Presidência Filipe Martins. Um dia antes, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal recebeu denúncia da PGR e transformou Martins em réu por suposto envolvimento no “plano golpista” de 2022.

Coelho afirmou ter ficado “surpreendido” com declarações do relator Alexandre de Moraes — “não pode haver anistia para golpistas” — e da ministra Cármen Lúcia, que disse “não ter perdão” para tais crimes. “Percebi que estamos em guerra: de um lado, STF e governo; do outro, os oprimidos. Decidi alistar‑me no exército dos oprimidos”, declarou.

Segundo o ex‑magistrado, permanecer como defensor limitava seus comentários públicos e o impedia de auxiliar “outras pessoas em busca de orientação jurídica”. Ele ressaltou que Martins “tem excelentes advogados” e que a saída foi acordada com o cliente.

Coelho já criticara o inquérito das fake news e a condução de Moraes em outros processos. Juristas viram na sessão que tornou Martins réu um “novo marco de abusos”, citando atropelo a garantias constitucionais.

A defesa remanescente de Filipe Martins nega participação do ex‑assessor em reuniões golpistas e pretende apresentar provas de que ele estava fora do país em parte das datas citadas. Entretanto, a ação penal segue sem previsão de julgamento — e agora sem o advogado que se tornou voz ativa contra a cúpula do Judiciário.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Irmão de Lula comanda entidade alvo da Operação Sem Desconto; PF investiga R$ 6,3 bi em cobranças ilegais
Sindnapi, presidido por Frei Chico, foi alvo de busca e perdeu credenciamento; presidente do INSS já deixou o cargo após ação da PF
Deputado Gustavo Gayer se defende no STF após ironia sobre "trisal político" com Gleisi, Lindbergh e Alcolumbre
Parlamentar do PL alega crítica política e nega ofensa pessoal à ministra da SRI; caso repercute após fala de Lula sobre escolha de Gleisi
OAB contesta STF após lacre de celulares de advogados em julgamento sobre golpe de Estado
Ordem pede ao ministro Zanin que revogue medida adotada pela 1ª Turma do Supremo; entidade vê afronta à liberdade profissional e às prerrogativas da advocacia
Oficial do STF ignora apelo de Michelle e intima Bolsonaro na UTI
Ex‑primeira‑dama tentou adiar entrega do mandado alegando recuperação pós‑cirúrgica, mas servidora cumpriu ordem; prazo de defesa corre até 28 de abril
STF volta a discutir limite para acesso a buscas do Google: Mendonça fala em “pesca de arrastão”, Moraes reage
Recurso do Google sobre caso Marielle opõe direito à privacidade e poder investigatório; decisão terá repercussão geral
Bolsonaro participa de live hospitalar para promover capacetes e prevê alta para segunda-feira
Ex-presidente fala sobre recuperação e agradece apoio de seguidores durante transmissão ao lado dos filhos
Carregando..