Frederico de Siqueira Filho é nomeado novo ministro das Comunicações após recusa de deputado do União Brasil

Frederico de Siqueira Filho é nomeado novo ministro das Comunicações após recusa de deputado do União Brasil
Por: Brado Jornal 24.abr.2025 às 14h44
Frederico de Siqueira Filho é nomeado novo ministro das Comunicações após recusa de deputado do União Brasil

O engenheiro Frederico de Siqueira Filho, presidente da Telebras, foi oficialmente nomeado e empossado nesta quinta-feira (24.abr.2025) como novo ministro das Comunicações. A escolha, articulada pelo União Brasil e liderada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (AP), veio após a recusa do deputado Pedro Lucas Fernandes (MA) ao convite feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A nomeação de Siqueira Filho foi considerada uma solução de perfil técnico dentro do partido, especialmente depois da crise gerada com o recuo de Pedro Lucas. O parlamentar, que chegou a ser anunciado publicamente pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, optou por não assumir a pasta após pressão de sua bancada na Câmara. A justificativa foi que, diante da impossibilidade de indicar um substituto de sua confiança para a liderança do partido, o mais prudente seria recuar.

O governo, inicialmente frustrado com a negativa do deputado, viu na escolha de Siqueira uma alternativa com experiência sólida. Aliados de Alcolumbre destacam que ele teve papel fundamental na recuperação da Telebras e demonstrou ter um perfil administrativo com visão voltada para o setor privado.

Siqueira Filho lidera a Telebras desde abril de 2024, com mandato previsto até 2026. A estatal, vinculada ao Ministério das Comunicações e de capital aberto, está sob sua gestão em um momento estratégico para as políticas públicas de conectividade no país.

Perfil do novo ministro

Graduado em engenharia civil pela Universidade de Pernambuco (UPE), Frederico de Siqueira Filho acumula 26 anos de atuação no setor de telecomunicações. Iniciou a carreira em 1997 como coordenador técnico na Autelserv Telecomunicações. Passou duas décadas na Oi, onde foi responsável por áreas como Planejamento, Relações Institucionais, Regulação e Comercial. Por 10 anos, foi diretor de Relações Institucionais da Oi Brasil.

Crise com o nome anterior

A saída de Juscelino Filho (União Brasil-MA) do Ministério das Comunicações, após ser denunciado pela Procuradoria Geral da República por suposto desvio de emendas parlamentares, desencadeou a busca por um novo nome. O partido, que desejava manter a cota no governo, inicialmente indicou Pedro Lucas. No entanto, a pressão interna — principalmente da bancada na Câmara — levou à desistência.

Conforme avaliação de interlocutores do União Brasil, a substituição por Siqueira Filho representou uma solução mais estável e alinhada com a imagem técnica que o partido desejava projetar após o desgaste político causado pelas idas e vindas da indicação.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Moraes revoga decisão e mantém na cadeia búlgaro que Espanha quer extraditar
Ministro do STF susta prisão domiciliar ao alegar falta de endereço fixo e cita reciprocidade após Madri negar entrega de Oswaldo Eustáquio
Barroso sobe ao palco com Léo Chaves e canta em festa de Marcos Pereira
Noite de política, viola e livro reúne ministros do STF, Alckmin, líderes partidários e parlamentares em Brasília
Lula demite chefe do INSS após operação da PF
Operação Sem Desconto afasta cúpula do órgão; fraudes teriam sangrado R$ 6,3 bi de aposentados entre 2019 e 2024
Oficial de Justiça intima Bolsonaro na UTI por caso de tentativa de golpe
Ex-presidente tem cinco dias para apresentar defesa ao STF enquanto se recupera em hospital de Brasília
PSB quer expulsar presidente afastado do INSS após operação da PF
Deputados do partido consideram “gravíssimas” as suspeitas de cobrança ilegal de aposentados; Alessandro Stefanutto já foi alvo de busca e afastamento judicial
OAB contesta STF após lacre de celulares de advogados em julgamento sobre golpe de Estado
Ordem pede ao ministro Zanin que revogue medida adotada pela 1ª Turma do Supremo; entidade vê afronta à liberdade profissional e às prerrogativas da advocacia
Carregando..