Mesmo em viagem ao exterior nesta semana, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), tem acompanhado de perto a situação do deputado Glauber Braga (PSol-RJ), que completa nesta quarta-feira (15/4) sete dias em greve de fome. O protesto é uma resposta à decisão do Conselho de Ética da Casa, que recomendou a cassação do mandato do parlamentar.
Segundo aliados de Glauber, Motta tem enviado diariamente sua chefe de gabinete, Sabá Cordeiro, ao plenário 5 das comissões — espaço onde o deputado está alojado desde o início do jejum voluntário — para verificar sua condição de saúde. O ambiente está sob controle da Polícia Legislativa, que restringiu o acesso ao local: apenas pessoas autorizadas por Glauber podem entrar.
A medida visa resguardar o bem-estar do parlamentar, cuja saúde preocupa colegas e aliados. Todos que acessam o local estão usando máscaras de proteção, e o próprio Glauber tem seguido o protocolo quando sai para utilizar os banheiros da Câmara.
Busca por solução política
Enquanto a greve de fome continua, o PSol segue tentando encontrar uma saída política que evite a hospitalização de Glauber. A legenda aposta na atuação de Hugo Motta para costurar um acordo que evite a cassação, ao menos com a imposição de uma punição mais branda.
Segundo parlamentares da esquerda, o receio é que a cassação de Glauber crie um precedente perigoso contra a liberdade de manifestação política no Parlamento. Por isso, há uma movimentação para envolver também deputados do Centrão e da direita numa articulação que suavize a pena.
Apesar das conversas nos bastidores, qualquer decisão sobre o destino de Glauber Braga deve ficar para depois do recesso informal provocado pelo feriadão da Páscoa e de Tiradentes, que esvaziou as atividades na Câmara nesta semana.
A greve de fome de Glauber Braga já se tornou um fato político relevante e tem mobilizado visitas de colegas parlamentares e lideranças da esquerda, como Chico Alencar (PSol-RJ), Fernanda Melchionna (PSol-RS) e Reimont (PT-RJ), que estiveram com o deputado nos últimos dias. O desfecho do caso, no entanto, segue em aberto.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...