A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou, nesta terça-feira (15), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei 25.741/2025, que autoriza o governo estadual a contratar um empréstimo de até R$ 600 milhões junto à Caixa Econômica Federal, por meio do programa FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento).
De acordo com o governo de Jerônimo Rodrigues (PT), os recursos serão direcionados a obras de mobilidade urbana, infraestrutura e desenvolvimento sustentável. A votação definitiva do projeto deve ocorrer na próxima semana, conforme previsão da liderança do governo na ALBA.
Esta é a 16ª solicitação de crédito do atual governo em menos de dois anos. Apenas em 2024, Jerônimo Rodrigues bateu recorde ao obter nove operações de crédito, somando bilhões de reais em contratos firmados com instituições como Caixa, BNDES, BIRD e BID. Os financiamentos têm como destino áreas estratégicas, como segurança pública, mobilidade urbana, metrô e ações previstas no PAC e no Plano Plurianual (PPA).
Segundo o texto enviado à ALBA, o novo empréstimo visa "contribuir com a continuidade do desenvolvimento econômico e social da Bahia, além de fortalecer o compromisso do Governo do Estado com a sustentabilidade e a qualidade de vida da população”.
O volume e a frequência dos pedidos de empréstimo do Executivo estadual têm gerado repercussões políticas, tanto entre parlamentares da base aliada quanto da oposição, que cobra mais transparência e detalhamento sobre a aplicação dos recursos.
A expectativa do governo é de que a aprovação do projeto ocorra com ampla maioria, repetindo o padrão de apoio legislativo registrado em pedidos anteriores.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...