Bolsonaro se recupera após cirurgia de 12 horas para tratar obstrução intestinal

Ex-presidente foi submetido a procedimento de grande porte para desobstruir o intestino e reconstruir a parede abdominal, decorrente de complicações da facada sofrida em 2018
Por: Brado Jornal 14.abr.2025 às 07h22
Bolsonaro se recupera após cirurgia de 12 horas para tratar obstrução intestinal
Reprodução/Instagram

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou por uma cirurgia de grande porte neste domingo (13), em Brasília, para tratar uma obstrução intestinal. O procedimento, uma laparotomia exploradora, teve duração de 12 horas e foi realizado no Hospital DF Star. Segundo boletim médico, a intervenção ocorreu sem intercorrências e não houve necessidade de transfusão de sangue.

A cirurgia teve como objetivo desfazer aderências no intestino delgado que estavam dificultando o trânsito intestinal e reconstruir a parede abdominal. Essas complicações são decorrentes da facada que Bolsonaro sofreu durante a campanha presidencial de 2018. Desde então, ele já foi submetido a seis cirurgias relacionadas ao atentado.

Michelle Bolsonaro, esposa do ex-presidente, anunciou nas redes sociais que a cirurgia foi concluída com sucesso e agradeceu a Deus e à equipe médica. Ela também informou que Bolsonaro está estável e em recuperação.

O ex-presidente foi internado na última sexta-feira (11) após sentir fortes dores abdominais durante um evento no Rio Grande do Norte. Inicialmente atendido em Santa Cruz, ele foi transferido para Natal e, posteriormente, para Brasília, onde foi submetido ao procedimento cirúrgico.

A laparotomia exploradora é uma cirurgia que consiste na abertura da cavidade abdominal para investigar e tratar problemas internos. No caso de Bolsonaro, foi necessária para identificar e corrigir a obstrução intestinal causada por aderências, além de reforçar a musculatura da parede abdominal.

De acordo com especialistas, pacientes que passam por múltiplas cirurgias abdominais, como é o caso de Bolsonaro, têm maior propensão a desenvolver aderências intestinais, que podem levar a obstruções e necessitar de novas intervenções cirúrgicas.

A equipe médica responsável pela cirurgia foi liderada pelo Dr. Cláudio Birolini e contou com os médicos Leandro Echenique, Ricardo Camarinha, Brasil Caiado, Guilherme Meyer e Allisson Barcelos Borges.

A previsão é que Bolsonaro permaneça em observação nos próximos dias, com acompanhamento clínico para garantir uma recuperação adequada.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Derrota internacional expõe bolsonarismo e amplia crise interna do grupo
Circula nos meios políticos e diplomáticos um boato ainda não confirmado de que um eventual novo acordo entre os governos Trump e Lula poderia abrir caminho para extradições
Carregando..