O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) confirmou, nesta sexta-feira (11), que foi convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério das Comunicações. Embora tenha recebido a proposta com “respeito e senso de responsabilidade”, o parlamentar evitou confirmar se aceitará o cargo, afirmando que qualquer decisão será tomada em conjunto com a bancada do partido na Câmara.
"Agradeço a confiança em meu nome e ressalto que, conforme alinhado com o próprio presidente, qualquer definição será construída coletivamente, em diálogo com a bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados, da qual tenho a honra de ser o líder", declarou Pedro Lucas, em nota.
O convite foi feito durante reunião no Palácio da Alvorada na última quinta-feira (10), da qual participaram Lula e ministros. Após o encontro, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, chegou a anunciar Pedro Lucas como sucessor de Juscelino Filho, que deixou a pasta após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por desvio de emendas parlamentares.
A nomeação acontece em meio a um racha dentro do União Brasil, que desde o início da atual gestão ocupa o Ministério das Comunicações. Com a saída de Juscelino, Lula sinalizou manter a pasta sob controle da sigla. No entanto, o partido vive um impasse: enquanto uma ala, da qual Pedro Lucas faz parte, defende a permanência no governo, outro grupo tem se aproximado do ex-presidente Jair Bolsonaro e trabalha por uma candidatura própria em 2026 — como a do governador de Goiás, Ronaldo Caiado.
A indefinição de Pedro Lucas reflete a tensão crescente no União Brasil, cuja coesão interna será decisiva para a governabilidade do Planalto e para o futuro da própria legenda nas próximas eleições.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...