Troca no União Brasil: nomeação de Pedro Lucas pode abrir disputa por liderança na Câmara

Com ida ao Ministério das Comunicações, Pedro Lucas deixa vácuo de poder na legenda; Rueda articula para barrar avanço de Juscelino Filho e emplacar Moses Rodrigues
Por: Brado Jornal 10.abr.2025 às 07h34
Troca no União Brasil: nomeação de Pedro Lucas pode abrir disputa por liderança na Câmara
Reprodução/União Brasil

A possível nomeação do deputado Pedro Lucas Fernandes (MA) para o Ministério das Comunicações acendeu uma nova disputa interna no União Brasil. Com a saída iminente do parlamentar maranhense da Câmara, a liderança do partido na Casa deve ficar vaga — e a briga por sua sucessão já começou nos bastidores. A informação é da coluna de Igor Gadelha.

A presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, já se move para manter o controle da legenda no Legislativo. Seu plano é simples: emplacar outro aliado direto na liderança da bancada. O nome favorito é o do deputado Moses Rodrigues (União-CE), que se reuniu com Rueda na tarde da última quarta-feira (9), em Brasília, para tratar do tema.

Rodrigues, inclusive, era o plano B do partido para o Ministério das Comunicações, caso Pedro Lucas recusasse o convite do governo Lula — o que não aconteceu. Segundo apuração, o deputado maranhense demonstrou disposição em assumir a pasta, mas condicionou a aceitação a um acordo que garantisse a continuidade da influência de Rueda sobre a liderança partidária na Câmara.

A movimentação tem um objetivo claro: conter o avanço de Juscelino Filho. Ex-ministro das Comunicações, Juscelino deixou o governo na terça-feira (8) e, desde então, vinha se articulando para ocupar a liderança do União Brasil na Câmara como forma de retomar protagonismo político.

A estratégia de Rueda, com apoio de Pedro Lucas e Moses Rodrigues, é bloquear esse retorno. A nomeação ministerial de Pedro Lucas, assim, funciona como uma peça-chave num jogo maior: o de preservar o controle do União Brasil no Parlamento e manter Juscelino fora do centro das decisões.

Enquanto Lula ainda não bate o martelo sobre o novo titular das Comunicações, o tabuleiro da política em Brasília continua se movimentando — com o União Brasil no centro das atenções.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ministro defende atuação internacional de Janja: “Vai fazer a agenda que quiser”
Wellington Dias afirma que primeira-dama representará o Brasil sempre que for convidada ou desejar; oposição critica gastos com viagens e falta de estrutura oficial
Jerônimo Rodrigues afirma que governo federal pagará indenização de R$ 892 milhões à ViaBahia
Governador da Bahia diz estar confiante na saída da concessionária das BRs 324 e 116; valor será pago após aprovação do orçamento de 2025
Nikolas Ferreira quer ouvir ex-assessor de Moraes na Câmara após indiciamento por vazamento de informações sigilosas
Eduardo Tagliaferro, ex-assessor no TSE, foi indiciado pela PF por violação de sigilo funcional; deputado alega "possíveis abusos de autoridade"
Malafaia ataca deputado do PL que não apoiou urgência da anistia: “Você devia ser expulso”
Pastor rebate fala de Antonio Carlos Rodrigues e defende participação de líderes religiosos no debate político: “Qualquer cidadão pode questionar os poderes”
Lula deve passar feriados da Páscoa e Tiradentes em Brasília ao lado de Janja
Presidente planeja viagens ao Nordeste e reunião com líderes da Câmara após o feriadão
Acabou a baixaria com dinheiro público: Bruno Reis sanciona lei que proíbe contratação de artistas com músicas de conteúdo sexual
A proposta é de autoria do vereador Alexandre Aleluia (PL) e foi aprovada pela Câmara de Salvador no fim de 2024.
Carregando..