PSol eleva tom contra Hugo Motta após avanço de cassação de Glauber Braga

Partido promete pressionar presidente da Câmara e responsabilizá-lo por eventual agravamento da saúde do deputado, que cogita greve de fome
Por: Brado Jornal 10.abr.2025 às 07h20
PSol eleva tom contra Hugo Motta após avanço de cassação de Glauber Braga
Lula Marques/Agencia Brasil

A cúpula do PSol decidiu endurecer o discurso contra o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), após o Conselho de Ética da Casa aprovar o parecer que recomenda a cassação do mandato do deputado Glauber Braga (PSol-RJ). A decisão foi tomada após o Centrão se aliar à direita para aprovar o relatório do deputado Paulo Magalhães (PSD-BA) que pede a perda do mandato do psolista.

Até então, o PSol vinha adotando uma postura mais conciliadora nos bastidores, buscando preservar o mandato de Glauber. A legenda chegou a sinalizar que aceitaria uma punição mais branda, como a suspensão temporária das atividades parlamentares, para evitar a cassação. No entanto, com o avanço do processo, a direção partidária mudou de estratégia.

De acordo com lideranças do PSol, o endurecimento da posição também se deve à ameaça de greve de fome feita por Glauber Braga, que promete iniciar o protesto caso o processo não seja revertido. A legenda pretende responsabilizar diretamente Hugo Motta por qualquer agravamento no estado de saúde do deputado e, com isso, aumentar a pressão pública sobre a presidência da Câmara.

A nova linha adotada pelo partido inclui críticas abertas à condução do processo e acusações de que a cassação tem motivação política. A sigla também promete mobilizações e atos públicos em defesa de Glauber.

O processo ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), antes de ser levado ao plenário da Câmara. O regimento interno prevê um prazo de até duas semanas para que a Casa decida em votação final se cassará ou não o mandato do deputado fluminense.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Nikolas Ferreira quer ouvir ex-assessor de Moraes na Câmara após indiciamento por vazamento de informações sigilosas
Eduardo Tagliaferro, ex-assessor no TSE, foi indiciado pela PF por violação de sigilo funcional; deputado alega "possíveis abusos de autoridade"
Cidade baiana recebeu mais de R$ 21 milhões em emendas e é alvo da operação Overclean
Município governado pelo irmão do deputado Elmar Nascimento é investigado por suposto desvio de verbas públicas; Polícia Federal aponta indícios de irregularidades em recursos repassados via Codevasf
Ministro defende atuação internacional de Janja: “Vai fazer a agenda que quiser”
Wellington Dias afirma que primeira-dama representará o Brasil sempre que for convidada ou desejar; oposição critica gastos com viagens e falta de estrutura oficial
Tarcísio troca comando da PM-SP após pressão por casos de violência policial
Comandante Cassio Araújo de Freitas irá se aposentar; mudança ocorre em meio a críticas à atuação da corporação
Malafaia ataca deputado do PL que não apoiou urgência da anistia: “Você devia ser expulso”
Pastor rebate fala de Antonio Carlos Rodrigues e defende participação de líderes religiosos no debate político: “Qualquer cidadão pode questionar os poderes”
Jerônimo Rodrigues afirma que governo federal pagará indenização de R$ 892 milhões à ViaBahia
Governador da Bahia diz estar confiante na saída da concessionária das BRs 324 e 116; valor será pago após aprovação do orçamento de 2025
Carregando..