PF avalia investigar deputado por fala sobre Lula

Declaração de Gilvan da Federal durante sessão na Câmara levou AGU a acionar Polícia Federal e PGR por possível incitação ao crime e ameaça
Por: Brado Jornal 09.abr.2025 às 07h33
PF avalia investigar deputado por fala sobre Lula
Reprodução/YouTube

A Polícia Federal vai avaliar a abertura de uma investigação contra o deputado federal Gilvan da Federal (PL-ES), após ele declarar publicamente que "quer que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) morra". A afirmação ocorreu durante uma sessão da Comissão de Segurança Pública (CSP) da Câmara dos Deputados.

A fala provocou reação imediata da Advocacia-Geral da União (AGU), que encaminhou uma Notícia de Fato à PF e à Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta terça-feira (8), solicitando apuração por possível crime de ameaça (art. 147) e incitação ao crime (art. 286), ambos previstos no Código Penal.

“Nossa corregedoria analisará tecnicamente a representação, como uma notícia de crime”, declarou o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, em entrevista à CNN Brasil.

A declaração de Gilvan foi feita enquanto se discutia e votava um projeto de lei que proíbe o uso de armas de fogo por seguranças do presidente e ministros. “Quero mais é que ele [Lula] morra mesmo e que [os seguranças presidenciais] andem desarmados”, afirmou o parlamentar.


Projeto polêmico avança na Câmara

O projeto foi apresentado em 2023 pelos deputados Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), atual presidente da CSP, e Delegado Caveira (PL-PA). Gilvan da Federal é o relator da proposta. A matéria foi aprovada por 15 votos a 8, com uma abstenção, e ainda será apreciada por outras duas comissões da Câmara.

A proposta e as declarações de Gilvan provocaram forte reação de parlamentares da base governista e de entidades jurídicas. A AGU sustenta que a fala do deputado ultrapassa os limites da liberdade de expressão e pode configurar crime contra a segurança institucional do Estado.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Deputadas trans têm identidade de gênero ignorada em emissão de visto dos EUA
Duda Salabert e Erika Hilton recebem documentos com marcação de gênero masculino; governo dos EUA é acusado de desrespeitar identidade reconhecida no Brasil
Lula deve passar feriados da Páscoa e Tiradentes em Brasília ao lado de Janja
Presidente planeja viagens ao Nordeste e reunião com líderes da Câmara após o feriadão
Nikolas Ferreira quer ouvir ex-assessor de Moraes na Câmara após indiciamento por vazamento de informações sigilosas
Eduardo Tagliaferro, ex-assessor no TSE, foi indiciado pela PF por violação de sigilo funcional; deputado alega "possíveis abusos de autoridade"
Malafaia ataca deputado do PL que não apoiou urgência da anistia: “Você devia ser expulso”
Pastor rebate fala de Antonio Carlos Rodrigues e defende participação de líderes religiosos no debate político: “Qualquer cidadão pode questionar os poderes”
Ministro defende atuação internacional de Janja: “Vai fazer a agenda que quiser”
Wellington Dias afirma que primeira-dama representará o Brasil sempre que for convidada ou desejar; oposição critica gastos com viagens e falta de estrutura oficial
Cidade baiana recebeu mais de R$ 21 milhões em emendas e é alvo da operação Overclean
Município governado pelo irmão do deputado Elmar Nascimento é investigado por suposto desvio de verbas públicas; Polícia Federal aponta indícios de irregularidades em recursos repassados via Codevasf
Carregando..