Governo Lula pede sigilo à Espanha em processo de extradição de Oswaldo Eustáquio

Solicitação ocorre após parecer do Ministério Público espanhol contra envio do bolsonarista ao Brasil; decisão final será tomada por juízes europeus
Por: Brado Jornal 09.abr.2025 às 07h41
Governo Lula pede sigilo à Espanha em processo de extradição de Oswaldo Eustáquio
Reprodução/Instagram

O governo brasileiro pediu sigilo ao governo da Espanha no processo que analisa o pedido de extradição do jornalista Oswaldo Eustáquio, que reside em Madri desde 2023. O pedido foi feito por meio de um ofício da Embaixada do Brasil à chancelaria espanhola após o Ministério Público da Espanha se manifestar contra a extradição, alegando que os atos atribuídos a Eustáquio são protegidos pela liberdade de expressão, segundo a legislação local.

A solicitação de caráter "reservado" e "urgente" também pede que um representante da Advocacia-Geral da União (AGU) participe da audiência que definirá o futuro de Eustáquio. A decisão caberá a três juízes da Audiência Nacional espanhola, e há expectativa de que sigam a posição do Ministério Público.

“Essa missão diplomática roga encarecidamente a colaboração para garantir que a informação tramite de forma sigilosa, tendo em conta a importância e a sensibilidade do caso para o governo brasileiro”, diz o ofício obtido pela imprensa.


Governo teme nova derrota internacional

O esforço do Ministério da Justiça e Segurança Pública, comandado por Ricardo Lewandowski, e da AGU, chefiada por Jorge Messias, visa evitar uma segunda derrota diplomática. Em 2023, os Estados Unidos rejeitaram o pedido de extradição do também bolsonarista Allan dos Santos, alegando razões semelhantes: ausência de dupla incriminação, requisito jurídico internacional para esse tipo de processo.


Acusações contra Eustáquio

No Brasil, Oswaldo Eustáquio é alvo de um mandado de prisão preventiva expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no contexto dos inquéritos sobre a tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

A acusação enviada pelo Brasil à Espanha aponta que Eustáquio usou perfis nas redes sociais, inclusive o da filha, para intimidar autoridades da Polícia Federal, divulgando dados pessoais e atacando familiares de investigadores envolvidos em apurações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O Ministério Público espanhol, no entanto, declarou que tais ações, embora controvertidas, não configuram crime na legislação espanhola, e por isso não se justificaria a extradição.

“Na legislação espanhola vigente, os fatos não constituiriam crime, pois são protegidos pela liberdade de expressão”, afirma parecer da Promotoria.

Eustáquio também solicitou asilo político ao governo espanhol, o que pode reforçar sua permanência no país europeu.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
China bloqueia entregas da Boeing em retaliação às tarifas dos EUA
Decisão de Pequim afeta ações da fabricante americana e intensifica tensão na guerra comercial com Washington; suspensão inclui aeronaves e peças de empresas dos EUA
Aliados de Lula veem STF como possível freio à cassação de Glauber Braga
Apesar de avanço do processo na Câmara, ministros próximos ao governo apostam que Supremo pode reverter decisão como reação ao poder de Arthur Lira
Conselheiro de Trump sobre Alexandre de Moraes: “Maior ameaça à democracia no Hemisfério Ocidental”
Jason Miller, aliado de Trump e fundador da Gettr, voltou a criticar o ministro do STF em publicação nas redes sociais; Moraes foi alvo em 2021 por ordenar sua abordagem pela PF
Anúncio da pré-candidatura de João Roma teria sido motivado pelo medo do crescimento de Dra. Raissa Soares
Fontes próximas ao PL afirmam que a decisão de Roma é uma tentativa desesperada de garantir espaço diante da ascensão de Raissa entre os conservadores baianos
Michelle Bolsonaro proíbe visitas de parlamentares a Bolsonaro durante internação
Ex-primeira-dama pediu ao líder do PL na Câmara que comunicasse à bancada sobre restrição de visitas ao hospital; medida visa garantir repouso do ex-presidente
Carregando..