Moraes diz que “nazistas poderiam ter dominado o mundo se tivessem acesso ao X”

Ministro do STF cita redes sociais como ferramenta de mobilização da extrema direita e critica Elon Musk em entrevista à revista The New Yorker
Por: Brado Jornal 08.abr.2025 às 09h55
Moraes diz que “nazistas poderiam ter dominado o mundo se tivessem acesso ao X”
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou em entrevista à revista americana The New Yorker que os nazistas poderiam ter dominado o mundo se tivessem acesso ao X (antigo Twitter), rede social pertencente ao bilionário Elon Musk.

A declaração foi publicada nesta segunda-feira (7) pela revista e integra uma análise sobre o papel das redes sociais no que Moraes classificou como o crescimento do “extremismo digital” no Brasil e no mundo.

Segundo o ministro, a ascensão da extrema direita nas redes começou a se consolidar após a Primavera Árabe, quando ficou evidente que seria possível “mobilizar pessoas sem intermediários”. Ele destacou que, ao utilizar essas plataformas, grupos políticos passaram a construir discursos polarizadores e antiinstitucionais com maior alcance.

Durante a entrevista, Moraes fez referência direta ao nazismo, citando o ministro da Propaganda de Hitler, Joseph Goebbels.

“Se Goebbels estivesse vivo e tivesse acesso ao X, estaríamos condenados”, afirmou o magistrado, completando: “os nazistas teriam dominado o mundo”.


Críticas ao “populismo estruturado” e a Elon Musk

A revista descreveu Moraes como um “juiz combativo”, frequentemente chamado de “segundo homem mais poderoso do Brasil”, por sua atuação em decisões que envolvem liberdade de expressão, redes sociais e grupos extremistas.

Ele argumentou que a atual extrema direita não se opõe diretamente à democracia, mas a enfraquece indiretamente ao questionar a legitimidade das instituições democráticas, como o Judiciário e o sistema eleitoral.

Moraes também comentou o embate com Elon Musk, que se recusou a cumprir ordens judiciais brasileiras para bloqueio de contas que estariam envolvidas com desinformação e incitação ao ódio. O ministro relembrou que, no ano passado, chegou a bloquear temporariamente o acesso ao X no Brasil, o que gerou fortes críticas e acusações de censura.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ex-primeira-dama do Peru pede asilo ao Brasil após ser condenada por lavagem de dinheiro
Nadine Heredia foi condenada a 15 anos de prisão junto com o ex-presidente Ollanta Humala
Moraes determina fornecimento de antidepressivo a preso pelos atos de 8 de janeiro
Moacir dos Santos, condenado a 17 anos, terá acesso a Sertralina na prisão; ministro exige comprovação médica de uso contínuo
Polícia Civil deflagra operação em Salvador para combater venda de pescados impróprios para consumo
Com o objetivo de garantir a segurança alimentar durante a Semana Santa, a Operação Pescados visa retirar mercadorias inadequadas das feiras livres
Cidade baiana recebeu mais de R$ 21 milhões em emendas e é alvo da operação Overclean
Município governado pelo irmão do deputado Elmar Nascimento é investigado por suposto desvio de verbas públicas; Polícia Federal aponta indícios de irregularidades em recursos repassados via Codevasf
Erika Hilton processa narrador da Band
Deputada do PSOL-SP move ação contra Sérgio Maurício após ser chamada de “fake news humana” no X (ex-Twitter)
No exterior, Hugo Motta acompanha greve de fome de Glauber Braga e busca saída para impasse
Presidente da Câmara envia emissária para monitorar estado de saúde do deputado do PSol, que protesta contra cassação decidida pelo Conselho de Ética
Carregando..