Celso Sabino diz que maioria do União Brasil apoiará reeleição de Lula em 2026

Ministro do Turismo minimiza pré-candidatura de Ronaldo Caiado e afirma que movimento não representa decisão do partido
Por: Brado Jornal 08.abr.2025 às 07h51
Celso Sabino diz que maioria do União Brasil apoiará reeleição de Lula em 2026
Joédson Alves/Agência Brasil

O ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), afirmou nesta segunda-feira (7) que respeita a pré-candidatura à Presidência do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, mas garantiu que a “ampla maioria” do partido está alinhada com uma eventual tentativa de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026.

A declaração foi dada durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na qual Sabino reforçou que, embora o União Brasil valorize a democracia e respeite disputas internas, a legenda tende majoritariamente a apoiar o petista.

“Nosso partido é um partido que defende muito a democracia, por isso respeitamos a posição do governador Caiado, que tem esse sentimento em seu coração e vai defender nas prévias”, afirmou. “Mas a gente tem uma ampla maioria formada – por deputados na Câmara, senadores, lideranças em todo o país – e tenho certeza que em 2026 o nosso partido terá uma maioria ainda maior na defesa da reeleição do presidente Lula.”

Sabino também buscou desvincular o anúncio feito por Caiado de uma iniciativa institucional do União Brasil. “Foi um gesto e uma manifestação pessoal do governador de Goiás, não um movimento do partido”, pontuou.

O governador Ronaldo Caiado lançou sua pré-candidatura à Presidência da República na sexta-feira (4), durante evento em Salvador. Na ocasião, fez duras críticas ao governo Lula, acusando a gestão de não ter um plano claro para o país e de perder espaço no cenário internacional.

“O governo Lula não tem plano de governo. Não sabe para o que veio. Deixa a gente chegar lá, você não dá conta de governar”, declarou. Caiado também atacou a nomeação de Gleisi Hoffmann (PT) para a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) e criticou programas recentes da gestão federal, como o Crédito do Trabalhador.

O discurso de lançamento reforçou a pauta da segurança pública e apostou em um tom de oposição ao Planalto, em contraste com a postura do partido no governo, que ocupa ministérios e apoia a base de sustentação política de Lula.

Apesar do gesto político, Caiado ainda enfrentará o desafio de consolidar seu nome nacionalmente e vencer resistências internas dentro de seu próprio partido, que, como evidenciado por Sabino, mantém fortes vínculos com o governo atual.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ex-primeira-dama do Peru pede asilo ao Brasil após ser condenada por lavagem de dinheiro
Nadine Heredia foi condenada a 15 anos de prisão junto com o ex-presidente Ollanta Humala
Quaquá articula aliança contra candidato de Lula na disputa pela presidência do PT
Prefeito de Maricá busca apoio de Rui Falcão para barrar Edinho Silva, nome defendido por Lula, em eventual segundo turno
Ex-aliado de Bolsonaro elogia Moraes e propõe diálogo sobre 8 de Janeiro
Luciano Vieira (Republicanos-RJ) prega reconciliação institucional para enfrentar impasse sobre anistia a condenados
8/1: Governo Lula articula bastidores para barrar urgência da anistia
Estratégia mira brechas no regimento da Câmara e tenta reverter assinaturas para impedir tramitação acelerada do projeto
Após morte de criança, Janja defende regulamentação urgente das redes sociais
Primeira-dama cita caso de Sarah Raissa, de 8 anos, que inalou desodorante por causa de desafio no TikTok: “As redes não podem ser terra de ninguém”
Justiça bloqueia R$10,6 mil de Roberto Jefferson para pagar indenização a Alexandre de Moraes
Ex-deputado federal foi condenado por danos morais após acusações falsas contra ministro do STF; dívida total já chega a R$49,3 mil
Carregando..