PT vê Hugo Motta “desmoralizado” se pautar anistia após pressão da oposição

Presidente da Câmara é alvo de cobrança pública e busca alinhamento com o Senado para evitar desgaste
Por: Brado Jornal 07.abr.2025 às 07h45
PT vê Hugo Motta “desmoralizado” se pautar anistia após pressão da oposição
Lula Marques/Agência Brasil

Lideranças do PT avaliam que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), perderá credibilidade caso coloque em votação o projeto de anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro. A avaliação vem após o ato liderado por Jair Bolsonaro na Avenida Paulista, no domingo (6), onde apoiadores do ex-presidente pressionaram publicamente Motta a avançar com a proposta.  

Durante a manifestação, o pastor Silas Malafaia, um dos organizadores do evento e aliado de Bolsonaro, atacou o presidente da Câmara, chamando-o de “opositor” por ainda não ter pautado o projeto. Para petistas, a estratégia bolsonarista foi uma tentativa de intimidação, e ceder a essa pressão significaria uma rendição ao bolsonarismo.  

Atualmente, o PL da Anistia está parado na Câmara. Para aliviar a tensão com a oposição, Motta tem sinalizado a criação de uma comissão especial para debater o tema, enquanto aliados de Bolsonaro pressionam por uma votação direta em plenário.  

Nos bastidores, o presidente da Câmara tem reforçado que qualquer movimento sobre a anistia será coordenado com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Motta pretende conversar com Alcolumbre ainda nesta semana para evitar avançar com o projeto sem respaldo do Senado, o que poderia isolá-lo politicamente e aumentar seu desgaste com ministros do STF.  

A anistia aos condenados do 8 de janeiro continua sendo um dos temas mais sensíveis no Congresso, dividindo opiniões e gerando embates entre governo e oposição.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..