O Partido Liberal (PL), principal sigla de oposição ao governo Lula (PT) no Congresso, divulgou um levantamento nesta segunda-feira (31/3) indicando que 68% dos deputados aliados ao governo apoiam a anistia dos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro e na suposta trama golpista.
A proposta, que é rejeitada pelo governo federal, poderia beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro, que se tornou réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta tentativa de golpe de Estado.
Atualmente, o governo Lula conta com o apoio de sete partidos na Câmara: União Brasil, PP, Republicanos, MDB, PSD, PDT e PSOL. Juntas, essas legendas somam 272 deputados. No entanto, segundo o levantamento do PL, 186 desses parlamentares apoiam o projeto de anistia, o que representa 68,69% da base governista.
O Republicanos, partido do presidente da Câmara, Hugo Motta (PB), e do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lidera a adesão, com 95% de apoio. Em seguida, aparecem:
PP (ministro André Fufuca, Esporte) – 90% de apoio;
PSD (ministros Carlos Fávaro, Alexandre Silveira e André de Paula) – 80% de apoio;
União Brasil (ministros Juscelino Filho, Celso Sabino e Waldez Góes) – 80% de apoio;
MDB (ministros Renan Filho, Simone Tebet e Jader Filho) – 40% de apoio.
Os únicos partidos da base governista que não têm parlamentares apoiando o projeto são o PDT (ministro Carlos Lupi) e a federação PSOL-Rede (ministras Sônia Guajajara e Marina Silva).
O governo se mantém contrário à proposta, e o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), classificou o projeto como um "atentado ao funcionamento democrático".
"Depois de tudo, só quem não tem o mínimo de juízo vai querer votar. É um tema indigesto, que complica as relações aqui dentro. Há uma ação no STF, temos que esperar o desfecho final. Anistia para quem? Ninguém foi condenado ainda."
Apesar da resistência do governo, o PL calcula que pode obter mais de 300 votos para aprovar a anistia na Câmara, o que representaria maioria suficiente para o avanço da proposta.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...