Marcel van Hattem critica Lula e STF em discurso na Câmara e acusa organização mafiosa no Supremo

Deputado do Novo-RS faz duras acusações contra o presidente e o ministro Alexandre de Moraes, chamando-os de "covardes" e a Suprema Corte de "mafiosa"
Por: Brado Jornal 28.mar.2025 às 10h15
Marcel van Hattem critica Lula e STF em discurso na Câmara e acusa organização mafiosa no Supremo
Reprodução/Câmara dos Deputados

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) fez um forte pronunciamento na tribuna da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (27), criticando severamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Supremo Tribunal Federal (STF) e, especialmente, o ministro Alexandre de Moraes. Em sua fala, o parlamentar chamou Lula e Moraes de "covardes" e acusou a Suprema Corte de ser uma "organização mafiosa".

Van Hattem afirmou que as ações de Moraes no STF lembram práticas de uma "máfia", denunciando que o ministro estaria utilizando o poder da Corte para pressionar e chantagear a classe política, mencionando nomes como o ex-ministro Gilberto Kassab, o ex-deputado Deltan Dallagnol e o ex-ministro Ricardo Salles. "O que estão fazendo no STF hoje é coisa de mafioso", declarou o deputado.

As declarações de van Hattem fazem referência a uma reportagem publicada pela coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, nesta quinta-feira, que revelou que o ministro Alexandre de Moraes ordenou que uma investigação contra Gilberto Kassab, ex-prefeito de São Paulo, fosse transferida da 1ª instância para o STF. A medida, segundo a reportagem, teria sido uma estratégia para pressionar o cacique do PSD, que estava em negociações com Jair Bolsonaro (PL) sobre a questão da anistia para os presos do 8 de janeiro. A investigação envolve acusações de corrupção passiva, caixa 2 e lavagem de dinheiro, originadas da Operação Lava Jato.

A movimentação no STF tem gerado reações dentro da política, especialmente após Kassab ter se reunido com Bolsonaro para discutir o apoio de seu partido à proposta de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Michelle Bolsonaro lidera disputa pelo Senado no DF, diz pesquisa
Pesquisa da Paraná Pesquisas mostra também aprovação majoritária da gestão de Ibaneis Rocha
Flopou: Manifestacão da esquerda na Paulista fracassa e atrai apenas 2.500 pessoas
Apesar da grande divulgação feita por lideranças da esquerda, incluindo o deputado Guilherme Boulos, o evento reuniu apenas cerca de 2.500 pessoas
STF revoga liberdade condicional de Daniel Silveira
Ex-deputado cumprirá pena integralmente
PL da anistia aos condenados pelos atos de 8 de Janeiro será prioridade na Câmara
Hugo Motta se reúne com líderes de partidos para discutir tramitação da proposta de anistia
STF determina notificação a Silvio Almeida para esclarecimentos sobre acusações do Me Too Brasil
Ex-ministro dos Direitos Humanos tem prazo de 15 dias para responder a queixa-crime por difamação, mas não é obrigado a prestar depoimento
Frase de Lula sobre a esposa gera tensão com filho caçula
Luís Cláudio Lula da Silva se irrita com comentário de Lula sobre Janja e acusa ofensa à memória de Marisa Letícia, sua mãe
Carregando..