O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) fez um forte pronunciamento na tribuna da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (27), criticando severamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Supremo Tribunal Federal (STF) e, especialmente, o ministro Alexandre de Moraes. Em sua fala, o parlamentar chamou Lula e Moraes de "covardes" e acusou a Suprema Corte de ser uma "organização mafiosa".
Van Hattem afirmou que as ações de Moraes no STF lembram práticas de uma "máfia", denunciando que o ministro estaria utilizando o poder da Corte para pressionar e chantagear a classe política, mencionando nomes como o ex-ministro Gilberto Kassab, o ex-deputado Deltan Dallagnol e o ex-ministro Ricardo Salles. "O que estão fazendo no STF hoje é coisa de mafioso", declarou o deputado.
As declarações de van Hattem fazem referência a uma reportagem publicada pela coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, nesta quinta-feira, que revelou que o ministro Alexandre de Moraes ordenou que uma investigação contra Gilberto Kassab, ex-prefeito de São Paulo, fosse transferida da 1ª instância para o STF. A medida, segundo a reportagem, teria sido uma estratégia para pressionar o cacique do PSD, que estava em negociações com Jair Bolsonaro (PL) sobre a questão da anistia para os presos do 8 de janeiro. A investigação envolve acusações de corrupção passiva, caixa 2 e lavagem de dinheiro, originadas da Operação Lava Jato.
A movimentação no STF tem gerado reações dentro da política, especialmente após Kassab ter se reunido com Bolsonaro para discutir o apoio de seu partido à proposta de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...