Após o adiamento da escolha do 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a bancada do PT confirmou o nome da deputada estadual Fátima Nunes para o cargo. A votação, que estava prevista para a última quarta-feira (26), foi remarcada para a próxima terça-feira (1º).
Em comunicado oficial, o partido destacou a trajetória de Fátima e seu compromisso com os princípios democráticos. “A deputada tem demonstrado vasta experiência parlamentar e compromisso com os desafios do nosso Estado”, afirma a nota.
No entanto, a indicação não conta com unanimidade dentro da bancada. O documento que oficializa a escolha não foi assinado pelos deputados Júnior Muniz e Euclides Fernandes, evidenciando a disputa nos bastidores.
Resistência interna e articulações nos bastidores
O adiamento da votação ocorreu devido a movimentações contrárias à nomeação de Fátima. O deputado Júnior Muniz tem articulado para ocupar o posto e já havia tentado assumir a 1ª vice-presidência em 2023, quando Adolfo Menezes (PSD) foi reeleito presidente da Casa. Na ocasião, ele foi preterido pelo petista Zé Raimundo.
Desta vez, um grupo de parlamentares atuou para impedir a sessão que sacramentaria Fátima no cargo. A cadeira ficou vaga após Ivana Bastos (PSD), eleita para o posto no biênio 2023-2024, assumir a presidência da Alba devido à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que afastou Adolfo Menezes.
Agora, a expectativa é de que a votação de terça-feira encerre o impasse e defina o novo 1º vice-presidente da Casa Legislativa.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...