O julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra oito acusados pela tentativa de golpe de Estado em 2022 teve início nesta terça-feira (25). A sessão começou com a leitura das condutas dos denunciados, e o ministro Alexandre de Moraes detalhou os argumentos apresentados pela PGR, destacando a atuação do grupo envolvido. Entre os acusados está o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Moraes explicou que as defesas já haviam tido acesso aos documentos necessários, mas optou por não ler os argumentos das defesas sobre a ausência de justa causa para a denúncia, deixando os advogados se manifestarem durante a sessão.
A Primeira Turma do STF dedicou esta terça-feira (25) e a quarta-feira (26) para analisar a denúncia. Caso o colegiado aceite a acusação, os denunciados serão formalmente considerados réus e responderão a um processo judicial, com novas sessões agendadas.
Na denúncia, a PGR acusa Bolsonaro de cometer diversos crimes, como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, danos qualificados ao patrimônio da União, e deterioração de patrimônio tombado.
No início da manhã, Bolsonaro, de última hora, decidiu acompanhar o julgamento presencialmente, chegando ao STF acompanhado de líderes da oposição, como o deputado Zucco (PL-RS), e outros parlamentares aliados.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...