A ex-presidente Dilma Rousseff anunciou, neste domingo (23), que continuará à frente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), também conhecido como Banco dos Brics, após receber o apoio oficial do presidente russo, Vladimir Putin. Dilma, que ocupa o cargo desde 2023, permanecerá no posto por mais cinco anos após uma articulação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com lideranças do bloco Brics, resultando na aprovação unânime de seu nome durante reunião do conselho em Pequim, China, no último fim de semana.
Durante o evento, Dilma participou do Fórum de Desenvolvimento da China, organizado pelo primeiro-ministro chinês, Li Qiang, e reuniu-se com executivos de grandes empresas internacionais como Apple, Pfizer e Boeing. O encontro empresarial teve como tema central as tarifas impostas por Donald Trump aos produtos importados, e Dilma comentou ironicamente a ameaça de Trump de taxar em até 100% os países do Brics caso o bloco substitua o dólar como moeda oficial, dizendo: "Ele vai taxar a União Europeia? O euro é uma moeda alternativa."
O NDB, sob a liderança de Dilma, tem como objetivo financiar projetos em países membros do bloco Brics, que atualmente inclui Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, além de novos membros como Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.
Em setembro de 2024, Dilma foi homenageada pelo presidente chinês Xi Jinping com a "medalha da amizade", a mais alta honraria concedida a estrangeiros, reconhecendo suas contribuições para a modernização da China e sua promoção da cooperação internacional.
Enquanto Dilma segue participando de eventos na China, Lula cumpre agenda no Japão, onde discutirá alternativas com lideranças internacionais para reduzir os impactos das tarifas impostas por Trump.
Nos últimos dias, Dilma também se encontrou com deputados estaduais e vereadores ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Xangai, abordando desafios da agricultura camponesa no Brasil e o papel do Banco e dos Brics na produção de alimentos.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...