A Rede Sustentabilidade, partido liderado pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, enfrenta uma grave divisão interna às vésperas da eleição para sua nova presidência, marcada para os dias 11, 12 e 13 de abril, em Brasília. O embate entre duas correntes dentro da legenda gerou uma disputa que já chegou à Justiça.
O grupo ligado a Marina Silva contesta a condução do processo eleitoral pela ala da atual presidente da sigla, Heloísa Helena. Segundo os apoiadores da ministra, a Comissão Eleitoral Nacional (CEN) estaria agindo de forma parcial e autoritária ao favorecer a candidatura de Paulo Lamac, indicado pelo grupo de Heloísa Helena.
A candidatura de Giovanni Mockus, apoiado pela ala de Marina Silva, enfrenta dificuldades devido ao controle da CEN pela corrente opositora. Alegando falta de imparcialidade na condução do processo, Mockus entrou na Justiça contra o diretório nacional da Rede para anular a criação da comissão. Segundo ele, a escolha dos delegados responsáveis pela votação estaria sendo influenciada unilateralmente.
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), no entanto, rejeitou o pedido. Em sua decisão, a Corte argumentou que questões internas dos partidos devem ser resolvidas sem interferência do Judiciário, a menos que haja clara violação do estatuto partidário, o que, segundo o juiz, não ficou evidenciado. O grupo de Marina Silva já anunciou que irá recorrer da decisão.
Favoritismo de Lamac e controle sobre delegados
Nos bastidores, a ala de Heloísa Helena se mostra confiante na vitória de Paulo Lamac. Segundo projeções internas, o grupo teria conquistado apoio em 18 estados e garantiria cerca de 70% dos votos dos delegados na eleição. Atualmente, Lamac ocupa o cargo de Secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Belo Horizonte (MG) e tem forte influência dentro da legenda.
A crise interna na Rede revela a fragilidade da unidade partidária e acirra os ânimos entre seus principais líderes. O desfecho da eleição poderá redefinir os rumos do partido e sua posição no cenário político nacional.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...