Eduardo Bolsonaro pode abrir mão do mandato, mas PL espera retorno em breve

Deputado federal cogita abandonar o cargo para ficar nos Estados Unidos, mas Valdemar Costa Neto prevê seu retorno após quatro meses
Por: Brado Jornal 20.mar.2025 às 09h46
Eduardo Bolsonaro pode abrir mão do mandato, mas PL espera retorno em breve
Lula Marques/Agência Brasil

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) está considerando a possibilidade de abrir mão de seu mandato para permanecer por tempo indeterminado nos Estados Unidos. A decisão foi anunciada na terça-feira (18), quando ele informou que se afastaria temporariamente de suas funções para buscar apoio a uma “missão” contra o que considera abusos do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em entrevista à CNN Brasil na quarta-feira (19), Eduardo afirmou que só retornará ao Brasil quando o ministro não for mais parte da Suprema Corte ou estiver "no devido lugar". Ele também confirmou que cogita deixar o mandato definitivamente, caso a situação política no país não se resolva.

Porém, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, contradisse essa possibilidade. Em declarações também feitas à CNN Brasil, Valdemar afirmou que Eduardo será candidato ao Senado nas próximas eleições e que seu retorno está previsto para daqui a quatro meses. “Ele vai ser nosso senador por São Paulo”, disse o líder do PL.

Enquanto isso, a bancada do PSOL na Câmara dos Deputados pediu que a licença de Eduardo seja negada, alegando que sua permanência nos EUA tem motivações políticas, e não pessoais. Segundo o partido, essa licença poderia ser considerada um "abandono de mandato", já que o afastamento do deputado se prolongaria além dos 120 dias permitidos por lei, quando o suplente Missionário José Olímpio (PL-SP) assumiria a vaga.

O cenário em torno do afastamento temporário de Eduardo Bolsonaro segue gerando polêmica, e a decisão final sobre sua licença deverá ser acompanhada de perto, especialmente diante da disputa política que se desenha para as próximas eleições.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lauro de Freitas permanece abandonada após três meses de gestão de Débora Regis
População esperava mudança, mas enfrenta o mesmo descaso da gestão anterior
Caiado acerta ao lançar pré-candidatura no Nordeste, mas comete erro grave na escolha do dia
Evento em Salvador reforça estratégia política, mas realização em uma sexta-feira compromete mobilização popular
Líder da oposição na Câmara entra com habeas corpus coletivo para presos do 8 de Janeiro
Deputado Luciano Zucco diz que seria uma medida de equidade após Moraes mandar mulher do “perdeu, mané” para a prisão domiciliar
Caiado aposta em marqueteiros baianos para impulsionar pré-campanha ao Planalto
Governador mantém evento de lançamento apesar da pressão dentro do União Brasil
STF avalia reduzir penas dos condenados do 8 de Janeiro
Discussão esbarra em resistência na Primeira Turma, sob comando de Moraes
Moraes pede que PGR avalie prisão preventiva de Bolsonaro
Ex-presidente é acusado de incitação a crimes e obstrução da Justiça ao convocar atos pela anistia dos réus do 8 de janeiro
Carregando..