O Partido dos Trabalhadores (PT) escolheu o senador Humberto Costa (PE) para assumir a presidência interina da sigla até as eleições oficiais, previstas para julho de 2025. A decisão será formalizada em uma videoconferência marcada para sexta-feira (7), após a renúncia de Gleisi Hoffmann, que assumirá o cargo de ministra das Relações Institucionais no governo Lula.
Hoffmann tomará posse no cargo ministerial em 10 de março e, para isso, precisará renunciar à presidência do PT antes dessa data. Humberto Costa ganhou força entre os integrantes da sigla para ocupar o "mandato-tampão" pelos próximos quatro meses. A escolha já é dada como certa, e o nome do senador deverá ser confirmado pela Executiva e pelo diretório nacional do partido.
José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, também chegou a ser cogitado para o cargo interino, mas o acordo perdeu força depois que Lula optou por Gleisi Hoffmann para a Secretaria Geral da Presidência, o que desfez o planejamento anterior.
A transição de liderança no PT ocorre em meio a outras mudanças na Esplanada dos Ministérios. Em 25 de fevereiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu Nísia Trindade do Ministério da Saúde, e o ex-ministro Alexandre Padilha (PT) foi nomeado para o cargo. Além disso, em janeiro, Paulo Pimenta foi substituído na Secretaria de Comunicação Social (Secom) por Sidônio Palmeira, que tem como desafio aumentar a popularidade do presidente.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...