Defesa de Mauro Cid nega coação e contesta acusações da PGR

O documento faz parte da estratégia de defesa do militar na denúncia que investiga um suposto golpe de Estado
Por: Brado Jornal 07.mar.2025 às 07h54
Defesa de Mauro Cid nega coação e contesta acusações da PGR
Lula Marques/Agência Brasil

A defesa do tenente-coronel Mauro Cid reafirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a legalidade de seu acordo de delação premiada e negou qualquer tipo de coação no processo. Em manifestação entregue à Corte, os advogados sustentaram que Cid sempre esteve acompanhado por seus defensores durante os depoimentos à Polícia Federal e nos trâmites formais da colaboração.

O documento faz parte da estratégia de defesa do militar na denúncia que investiga um suposto golpe de Estado, caso que também envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro, de quem Cid era ajudante de ordens.

Em sua delação, Mauro Cid admitiu ter repassado a Bolsonaro US$ 86 mil provenientes da venda de joias. O fato consta na investigação conduzida pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que busca esclarecer o suposto esquema de comercialização irregular de presentes recebidos pelo governo federal.

Os advogados de Cid enfatizaram que o militar jamais foi coagido ou induzido a prestar informações e que não há dúvidas sobre a regularidade do acordo de colaboração. A defesa também reiterou compromisso com os princípios do contraditório, da ampla defesa e do devido processo legal.

Apesar de confirmar os relatos de Cid, os advogados discordam das acusações da PGR, argumentando que há uma "distância estelar" entre os depoimentos prestados pelo militar e as conclusões do órgão sobre sua suposta responsabilidade penal. A defesa já sinalizou que pretende pedir a absolvição sumária de Cid ao longo do processo.

O caso segue sob análise do STF, que avaliará as alegações e provas apresentadas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Elmar Nascimento cobra definição do União Brasil sobre apoio a Lula: “Tem que decidir até o fim do ano”
Deputado baiano defende que partido deixe o governo caso não apoie reeleição e aposta em polarização entre Lula e Bolsonaro em 2026
PL da anistia aos atos de 8 de Janeiro já tem 223 assinaturas na Câmara
Projeto precisa do apoio de 257 deputados para tramitação acelerada; Sóstenes Cavalcante articula ofensiva para alcançar o número mínimo
PSol eleva tom contra Hugo Motta após avanço de cassação de Glauber Braga
Partido promete pressionar presidente da Câmara e responsabilizá-lo por eventual agravamento da saúde do deputado, que cogita greve de fome
Bolsonaro critica Malafaia e defende Hugo Motta: “Não é possível resolver as coisas na base da pancada”
Ex-presidente rebate pastor evangélico após críticas ao presidente da Câmara e diz que Malafaia desconhece funcionamento do Parlamento
Cantor Leonardo é processado por acusações falsas
Empresário inocentado na Justiça move ação contra o sertanejo por repetir falas caluniosas em entrevistas recentes, quase 20 anos após o ocorrido
Ministro das Comunicações deixa o cargo após denúncia da PGR
Juscelino Filho é acusado de desviar verbas para cidade governada pela irmã; saída ocorre a pedido de Lula
Carregando..