Bolsonaro classifica como 'infantil' suposto plano para assassinar Moraes e Lula

Ex-presidente ironiza investigações da PF sobre suposta conspiração para um golpe de Estado
Por: Brado Jornal 07.mar.2025 às 07h49
Bolsonaro classifica como 'infantil' suposto plano para assassinar Moraes e Lula
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) minimizou o suposto plano intitulado “Punhal Verde e Amarelo”, que teria como alvos o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). Segundo a Polícia Federal (PF), o esquema, atribuído a militares conhecidos como "kid pretos", faria parte de uma estratégia para viabilizar um golpe de Estado.

Durante uma conversa com jornalistas no Aeroporto de Brasília, Bolsonaro ironizou o conteúdo da investigação.

“Pelo que eu vi, isso é um plano infantil, pô. Sequestrar, envenenar... Tem policial vendo a gente aqui. Vou sequestrar alguém e envenenar? Toma um copinho de chumbinho. Tá de sacanagem, pô. Coisa infantil”, declarou o ex-presidente, conforme publicado pelo jornal Folha de S. Paulo.

Bolsonaro também fez referência ao atentado que sofreu durante a campanha presidencial de 2018. Segundo ele, diferentemente do suposto plano descoberto pela PF, sua tentativa de homicídio foi real e motivada por razões políticas.

“Eu sofri uma tentativa de homicídio. Não esses três que estão o tempo todo se arvorando aí... ‘Ah, tem um plano aí, Punhal Verde e Amarelo’. O cara com quem acharam esse plano não foi ouvido. Ele tem que dizer o que é aquilo lá”, afirmou Bolsonaro.

A Polícia Federal concluiu, em 2024, que Adélio Bispo agiu sozinho no atentado contra Bolsonaro e pediu o arquivamento do inquérito. O agressor foi considerado inimputável devido a um transtorno mental diagnosticado em 2019.

Apesar das conclusões da PF, Bolsonaro voltou a afirmar que a facada foi um atentado promovido “por um militante de esquerda” e classificou o episódio como um ataque à democracia.

O ex-presidente também reforçou sua defesa em processos que correm na Justiça, incluindo tentativas de anulação da delação de seu ex-ajudante de ordens, Mauro Cid, que confirmou detalhes sobre articulações.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Líder do PT é gravada pedindo desvio de verba pública para campanha: “Estou contando os centavos”
Secretária nacional de Mulheres do partido, Anne Moura, teria solicitado recursos de projeto para jovens da Amazônia para bancar despesas eleitorais; MTE suspende repasses
Ministro das Comunicações deixa o cargo após denúncia da PGR
Juscelino Filho é acusado de desviar verbas para cidade governada pela irmã; saída ocorre a pedido de Lula
PF avalia investigar deputado por fala sobre Lula
Declaração de Gilvan da Federal durante sessão na Câmara levou AGU a acionar Polícia Federal e PGR por possível incitação ao crime e ameaça
Banco Master: destaque no crédito consignado e a vida de Augusto Lima e Flávia Peres
O casamento, realizado em 20 de janeiro de 2024, na Ilha dos Frades, em Salvador, foi marcado pela exuberância
Leandro de Jesus celebra aprovação judicial da CPI contra invasões de terra na Bahia
O parlamentar decidiu buscar amparo judicial contra a decisão do líder do Legislativo, argumentando que a CPI trata de questões como segurança pública, uma competência estadual.
Governo Lula pede sigilo à Espanha em processo de extradição de Oswaldo Eustáquio
Solicitação ocorre após parecer do Ministério Público espanhol contra envio do bolsonarista ao Brasil; decisão final será tomada por juízes europeus
Carregando..