Deputados cobram transparência sobre gastos da viagem de Janja

Eduardo Bolsonaro solicita informações detalhadas ao Itamaraty
Por: Brado Jornal 27.fev.2025 às 08h33
Deputados cobram transparência sobre gastos da viagem de Janja
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Após o deputado Kim Kataguiri (União-SP) acionar a Controladoria-Geral da União (CGU) para investigar os custos da viagem da primeira-dama Janja da Silva a Roma, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também protocolou um pedido na Câmara dos Deputados para que o Ministério das Relações Exteriores forneça detalhes sobre as despesas.

No requerimento apresentado nesta quarta-feira (26), Eduardo Bolsonaro solicita informações sobre a lista de assessores da Presidência e do Ministério do Desenvolvimento Social que acompanharam Janja, além de questionar se houve pagamento de diárias internacionais e os valores envolvidos. O deputado também exige a prestação de contas referente a passagens aéreas, aluguel de veículos, hospedagem e demais custos relacionados à viagem.

Na justificativa do pedido, o parlamentar argumenta que a primeira-dama não ocupa cargo público e que a viagem foi financiada com recursos do governo. “Este requerimento visa garantir que tais gastos estejam em conformidade com os princípios da legalidade, moralidade e eficiência na administração pública”, afirma o documento.

Janja viajou à Itália acompanhada de uma comitiva composta por 12 integrantes. O custo total da viagem, incluindo passagens aéreas e diárias, foi de aproximadamente R$ 292,3 mil. Somente as passagens da primeira-dama custaram R$ 34 mil.

Até o momento, o Itamaraty não se pronunciou oficialmente sobre o requerimento.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
"Rússia acusa Ucrânia de violar cessar-fogo de Páscoa com mais de mil ataques"
Os ataques, segundo as autoridades russas, atingiram principalmente as regiões de Belgorod, Kursk e Bryansk, resultando em mortes, feridos entre civis e danos a estruturas não militares.
Moro critica asilo de Nadine Heredia e compara caso ao de Cesare Battisti
Na publicação, o ex-juiz da Lava Jato ainda classificou Heredia como “a primeira-dama corrupta da Odebrecht”
Lula participa do casamento do neto em Sarapuí, no interior paulista
A cerimônia foi realizada no hotel Imperium Village Sarapuí, que pertence à vereadora Andrea Fazan (PSD), a segunda mais votada da região.
Ex-presidente apresenta melhora na UTI, mas continua com restrições e sob cuidados intensivos
A orientação permanece a mesma: Bolsonaro não pode receber visitas e ainda não há uma data definida para sua saída da UTI.
Carregando..